Curso do Senac Botucatu ensina como tirar boas fotos com smartphones

Foto Júnior Quinteiro (Arquivo pessoal)

A fotografia ganhou um espaço especial na vida das pessoas, principalmente após a popularização dos smartphones, que tornou o registro de momentos com os amigos, paisagens e a popular “selfie” muito mais fácil. Porém, para obter uma imagem com mais qualidade, não basta apenas ter um celular com uma boa resolução, é preciso dominar técnicas básicas e recursos desses dispositivos.

​Atento a essa crescente demanda, o Senac Botucatu promove o curso Fotografia Mobile, destinado a fotógrafos amadores e pessoas interessadas na área. De curta duração, a capacitação desenvolve a percepção fotográfica por meio de atividades práticas e criativas, utilizando para isso as características presentes em dispositivos móveis com câmera integrada.

“Hoje, o acesso ao mundo da fotografia é muito mais fácil e resulta da evolução dos smartphones e tablets, que contêm configurações de câmera cada vez melhores. O crescimento desse hobby é tanto, que redes sociais baseadas em imagens são populares, como o Instagram e o Pinterest, por exemplo”, afirma Guilherme Augusto Rago Ferraz, docente da área de comunicação e artes da unidade.

Para conquistar a imagem perfeita, a docente listou algumas dicas. Confira.

1 – Antes de mais nada, libere espaço no celular, transferindo fotos existentes para o seu computador ou serviço de nuvem, como Dropbox ou Google Drive

2 – Mantenha a lente sempre limpa. Uma câmera suja com poeira ou impressões digitais impacta na qualidade final da foto, deixando borrões, manchas ou parecendo estar “fora de foco”.

3 – Encontre o foco da foto tocando na tela do smartphone. Mantenha a câmera firme, segurando com as duas mãos enquanto fizer o clique.

4 – Tão importante quanto o foco é o enquadramento. Reserve um tempo para compor mentalmente a imagem, levando em consideração os elementos. Ative os gridlines (3×3) e utilize a técnica de regra-dos-terços para compor a foto, muito empregada para produzir imagens mais atraentes. Para isso, basta posicionar os elementos mais importantes na cena ao longo das linhas guias, ou nos pontos onde as linhas se cruzam.

Sobre a capacitação

Além do estímulo ao desenvolvimento criativo do aluno, o curso ensinará técnicas básicas de fotografia. “Nas aulas, também vamos abordar enquadramento, luminosidade e outros detalhes que podem ser controlados pelas câmeras desses dispositivos móveis e que deixam qualquer foto muito mais atraente”, comenta o docente Guilherme.

Com início previsto para 24 de novembro, a capacitação Fotografia Mobile está com inscrições abertas. Para mais informações, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/botucatu ou diretamente na unidade.