Ceatox do IB/Unesp comemora 25 anos e recebe moção da Câmara Municipal de Botucatu

Foto Lucas Machado/Câmara Municipal

O Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox), unidade auxiliar vinculada ao Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus Botucatu, completou 25 anos de atuação neste mês. E motivos não faltaram para comemorar o Jubileu de Prata. Pelos serviços prestados à comunidade, a instituição recebeu moção de congratulações da Câmara Municipal de Botucatu.

A cerimônia, realizada no Espaço IB Eventos na noite de terça-feira, 27, contou com a presença do diretor do IBB, Prof. Cesar Martins; do vice-diretor, Prof. Luiz Fernando Rolim de Almeida; da supervisora do Ceatox, Prof. Dra. Valéria Cristina Sandrim; e do presidente da Câmara, Izaias Colino.

Além da entrega da moção, houve homenagem aos ex-supervisores, ex-vice-supervisores e ex-funcionários. “Foi um evento marcante. A data serve para lembrar todas as conquistas realizadas pelo Centro, bem como sua atuação no nosso Estado e País”, ressalta a Profa. Dra. Valéria Cristina Sandrim.

O encontro também foi uma oportunidade de o criador do Ceatox Botucatu, Prof. Dr. Igor Vassilieff, relembrar memórias e histórias vividas nos anos à frente da instituição. “Foi um ponto importante como registro da unidade, do IBB e da Unesp. Agora, esperamos dar continuidade aos serviços prestados pelo centro, e ampliar as atividades educacionais e científicas da comunidade”, finaliza a supervisora.

Sobre o Ceatox

Foto Lucas Machado/Câmara Municipal

O Centro de Assistência Toxicológica, unidade auxiliar vinculada ao Instituto de Biociências de Botucatu da Unesp, desde a década de 70, tem como finalidade desenvolver atividades na área da Toxicologia, bem como orientações telefônicas através do 0800-722-6001 a profissionais da área da saúde de todo o País envolvidos no tratamento de humanos e animais intoxicados.

Também realiza análises toxicológicas com ênfase em metais pesados e agrotóxicos, além de pesquisa e formação de profissionais na área, através da promoção de estágios, palestras, cursos, aulas e mestrado e doutorado na área. Entre as diversas atividades, destaca-se ainda o atendimento ambulatorial a pacientes intoxicados cronicamente, principalmente por agrotóxicos e metais pesados.

O Ceatox tem um dos únicos ambulatórios neste formato no Brasil, com uma média anual de 350 atendimentos e 800 coletas de sangue para exames. Ele conta com uma equipe multiprofissional constituída por docentes, médica, enfermeira, farmacêuticos, químicos e pesquisadores.

Os pacientes se dirigem ao Centro em busca de diagnóstico e tratamento para sintomas. Muitas vezes confundidos com outras patologias, mas que não respondem aos tratamentos clássicos. Essas pessoas são encaminhadas por hospitais, unidades básicas de saúde, clínicas particulares, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) ou procuram o ambulatório espontaneamente.

Serviço

Centro de Assistência Toxicológica – CEATOX
Instituto de Biociências – Unesp / Botucatu
Tel.: (14) 3815-3048 / 3880-0673 / 0800-722-6001 (plantão)
E -mail: ceatox@ibb.unesp.br