Botucatu terá palestras e bloqueios educativos para o trânsito

Maio é o mês dedicado à prevenção de acidentes de trânsito. Por meio da campanha “Maio Amarelo”, órgãos públicos, junto a sociedade civil, se mobilizam para conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância de reduzir os acidentes de trânsito.

O “Maio Amarelo” foi criado em 2011 com a assinatura do Decreto da Década de Ação para a Segurança no Trânsito, pela Organização das Nações Unidas. O documento é uma referência mundial de ações para reduzir pela metade o número de vítimas fatais durante esta década. De acordo com dados da Campanha “Maio Amarelo”, no Brasil mais de três mil pessoas morrem por dia em estradas e ruas do País, sendo que os acidentes de trânsito são a principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

Em Botucatu, as ações para reduzir as mortes no trânsito foram intensificadas no início de 2016, quando a Cidade apresentou crescimento no número de vítimas fatais.

“Diante de uma série de ações como redução dos limites de velocidade, fiscalização eletrônica e campanhas educativas esse cenário mudou e Botucatu teve uma redução expressiva no número de vítimas fatais. Em 2017 essa redução foi de mais de 64%. Com as ações preventivas, conseguimos salvar 24 vidas, se compararmos os dados de 2016 e 2017”, afirmou o Secretário Adjunto de Transporte, Rodrigo Fumis.

Em 2018, até o mês de março, foram registrados dois óbitos no Município, sendo um em estrada vicinal municipal e um em rodovia estadual. Com isso, Botucatu está abaixo da meta estabelecida pelo Movimento Paulista de Segurança de Trânsito.

Arquivo Acontece Botucatu

Para continuar com acidentes fatais reduzidos, a Prefeitura de Botucatu, por meio do Departamento de Engenharia de Tráfego, realizará diversas atividades com o enfoque da campanha Maio Amarelo deste ano, que é o #NósSomosOTrânsito.

Ao longo do mês, o DET fará ações como: palestras em empresas; bloqueios educativos de trânsito; divulgação da campanha em mídias sociais; abertura de uma nova turma para o grupo de apoio para pessoas com medo de dirigir; aulas educativas de trânsito para alunos da rede pública e privada no Centro Vivencial de Trânsito “Engº Sergio Gonçalves”; conscientização de motociclistas; e a celebração de parcerias com empresas e instituições de Botucatu para multiplicar o tema da campanha em diversos segmentos.

O Departamento de Engenharia de Tráfego disponibilizará o material da campanha de forma gratuita e palestras educativas para empresas e instituições que tiverem interesse. Basta entrar em contato por meio do e-mail mobilidade@botucatu.sp.gov.br.