Botucatu busca parceria para formalização de cluster aeroespacial

No último dia 11 de junho representantes do Parque Tecnológico Botucatu, ao lado de diretores das empresas VEMAX, STB, Aerocris e WF estiveram em São José dos Campos. Na ocasião foi tratada a possibilidade de uma parceria entre os Parques Tecnológicos de ambas cidades. O objetivo é de fortalecer as empresas do setor aeroespacial de Botucatu e região, que buscam formalizar seu próprio cluster.

Nos mesmos moldes do Brazilian Cluster Aerospace, há anos consolidado em São José dos Campos. A intenção é concretizar essa parceria em um evento, previsto para o próximo mês de julho, mas ainda sem data definida.

Desde 2011, as empresas fornecedoras do setor aeronáutico da região de Botucatu têm se unido para conquistar maior fatia do mercado aeroespacial. As atividades começaram com algumas práticas de redução de custos como compras coletivas; unificação do transporte de materiais entre todas as empresas da rota Botucatu / São José dos Campos; e treinamentos das equipes. Desde então as ações têm evoluído bastante, o que já resultou na organização de semanas kaizen (busca pela melhoria contínua), Dia Q (dia da qualidade), entre outras atividades.