1ª Companhia de Polícia Militar tem novo comando em Botucatu

Capitão Fernando Mota assumiu o comando na última semana

Capitão Mota é de Botucatu, mas passou os últimos 18 anos fora a serviço da PM (Acontece Botucatu)

A 1ª Companhia de Polícia Militar de Botucatu tem um novo comandante. Trata-se do Capitão Fernando Mota, botucatuense, que assumiu as ações do patrulhamento nas ruas de Botucatu na última semana.

Mota assume o lugar do Capitão Leonardo Bruno, que deixou o posto recentemente. Mota é botucatuense, mas passou os últimos 18 anos fora a serviço da Polícia Militar, tendo passado por diversas regiões importantes no estado.

A Companhia de Polícia Militar é a responsável pelo patrulhamento na cidade, coordenando equipes como Rocam, Força Tática, Canil e policiamento em geral. Em Botucatu ela se localiza há 2 anos na Avenida Universitária, Altos do Paraíso.

Mesmo com pouco tempo de serviço, Mota já vem tabulando as estatísticas criminais na cidade. Apesar de números que agradam a Segurança Pública em Botucatu na comparação com muitas cidades do mesmo porte, um crime especificamente chama a atenção do novo comandante do patrulhamento.

“O que chama atenção são os furtos, que muitas vezes estão ligados ao tráfico de drogas. São furtos em residência, no comércio. O trabalho de investigação cabe a Polícia Civil, mas estamos também estudando esses números para saber a origem desse crime.

Atualmente Botucatu possui 90 policiais militares, um déficit de aproximadamente 30% do efetivo considerado ideal. Mesmo assim o novo Comandante pretende implantar novos serviços que ainda serão alvos projetos e estudos para o patrulhamento em Botucatu.

“Estamos com algumas ideias que serão implantadas em breve, mas é um trabalho mais voltado para a comunidade mesmo, principalmente com as escolas, onde nossos jovens precisam desse contato com a Polícia Militar. Ainda estamos nos ambientando e essas práticas ainda levarão algum tempo”, disse o Capitão Mota em recente entrevista à Rádio Criativa FM.