Nadadora de Botucatu se destaca em prova de travessia aquática no litoral paulista

Neste final de semana a atleta da Botumaster, Raquel Sauer Torres, 37 anos, encarou pela segunda vez a tradicional Maratona Aquática 14 bis, realizada entre as cidades de Bertioga e Guarujá, no litoral paulista. Raquel alcançou um brilhante terceiro lugar em sua categoria categoria e o décimo lugar na classificação geral.

A nadadora melhorou a sua marca anterior em 43 minutos, terminando os 24km em 6h11m53s. A Maratona Aquática 14 Bis é a maior e mais tradicional prova de seu gênero no Brasil, com milhares de nadadores brasileiros e internacionais ao longo de seus mais de quarenta anos de história. Raquel teve como treinador Miguel Antunes, que acompanhou a prova.

A prova

O evento é realizada no Canal de Bertioga, que separa a Ilha de Santo Amaro (Guarujá) do continente, e teve sua primeira edição no ano de 1970, numa aventura ousada para a época. Com cerca de 24 km de extensão, a prova demonstra ser um desafio para todos os estilos.

Os nadadores competitivos se esforçam para vencer a prova, nadando em ritmo forte por horas a fio e poucas paradas para alimentação.  Os nadadores medianos, por sua vez, veem na Maratona Aquática 14 Bis, a oportunidade de se auto-afirmarem como nadadores de verdadeiras maratonas aquáticas, superando seus limites e demonstrando para si mesmos do que são capazes.