Cavaleiros botucatuenses vão ao pódio em todas as provas de Campeonato em Mogi Mirim

Grupo da Hípica Vitoreli

A cidade de Mogi Mirim foi a casa do hipismo neste final de semana, sediando a IX etapa de Saltos, a VIII de Hipismo Rural e a VIII de Top Riders dos campeonatos da ABHIR (Associação Brasileira dos Cavaleiros de Hipismo Rural) que teve a participação dos cavaleiros e amazonas da Hípica Vitoreli de Botucatu.

No sábado foram realizadas as provas do campeonato de salto e Sofia de Rúbio e Pinho participou da categoria Preliminar (80 cm) conquistando a 4ª colocação o que faz com que ela seja a líder do campeonato na sua categoria, restando apenas mais duas etapas até o final.

No domingo foi a vez do Hipismo Rural com provas de campo (cross country) e pista (picadeiro) e os botucatuenses foram destaque em todas as categorias que participaram. Jovacir Vitoreli, o professor Juca, foi o 3º colocado na difícil categoria Performance (1 metro). Já a disputadíssima categoria Escola, teve a vitória de Sofia de Rúbio e Pinho e completando o pódio, Thaliani de Souza com os 2º e 3º lugares. Ambas ocupam a 2ª e 3ª colocações, respectivamente no campeonato, com diferença de apenas 1 ponto para a líder, ou seja, praticamente empatadas e com a disputa ainda aberta, restando apenas uma prova para o final.

Já na categoria Avançados (90 cm), Lucca Chirinéa fez uma dobradinha conquistando o 1º e 2º lugares, montando seus dois cavalos. Para ele o campeonato também continua aberto, uma vez que apenas 2 pontos o separam da líder do campeonato.

Também foi realizada no domingo a VIII etapa do Top Riders com a prova de trios, sendo que cada cavaleiro disputa uma parte da prova de velocidade (cross, Salto e Rural) com a passagem de um chicote. A prova foi muito disputada e a equipe botucatuense composta por Lucca Chirinéa, Jovacir Vitoreli e Sofia de Rubio e Pinho foi a 4ª colocada na categoria Aberta, com uma diferença muito pequena para as três primeiras.

Na reta final dos campeonatos, a próxima etapa será a importante prova de Hipismo Rural Completo com quatro tipos de prova (resistência, Steeple Chase de velocidade, Cross Country no campo e Rural na pista) realizadas em dois dias. Como o nome diz, é uma prova completa que avalia a capacidade dos conjuntos em todas as suas habilidades e conta ainda com uma avaliação veterinária no meio da prova para saber se os animais têm condições de seguirem até o final das provas. Será realizada na cidade de Tietê nos dias 20 e 21 de outubro e exige um trabalho específico de treinamento para os animais suportarem o desgaste das longas provas, que já foram iniciados pelos conjuntos de Botucatu.