Botucatuense Ronaldo Chaves conquista duas medalhas no Mundial de Jiu-Jitsu em Las Vegas

 

Botucatu mais uma vez entrou para a história do jiu-jitsu mundial com os feitos do atleta Ronaldo Chaves, da equipe Checkmat. No último final de semana, competindo em Las Vegas, nos Estados Unidos, o botucatuense conquistou duas medalhas de bronze competindo no Campeonato Mundial de Master e Sênior – IBJJF 2017, nas categorias por peso e absoluto, faixa preta, meio-pesado.

A conquista se torna ainda mais expressiva por se tratar da maior competição Master do mundo. O feito da conquista de duas medalhas de bronze é inédito tanto para a cidade quando para a região. No total, mais de 4.400 atletas participaram da competição no estado de Nevada. Somente na categoria do botucatuense, eram 38 inscritos e com oito combates no total, Chaves chegou às maiores conquistas de sua carreira.

Na sua categoria, meio-pesado, Ronaldo travou grandes batalhas. No total foram cinco lutas e quatro vitórias na bagagem. Duas delas foram vencidas por pontos, enquanto outras duas foram finalizadas com golpes precisos, inclusive contra o favorito ao título e um dos grandes nomes da modalidade no mundo, Eduardo Telles. Ronaldo foi derrotado apenas em sua quinta luta, terminando assim na terceira colocação. Na categoria “Absoluto” foram mais três lutas com duas vitórias. Derrotado na semifinal, acabou novamente com o bronze.

As conquistas do botucatuense são inéditas para a cidade e para toda região. Além dele, José Abrahão Avino, que é aluno de Ronaldo na cidade de Jaú, também conquistou uma medalha de prata na mesma competição. “Muito feliz e ainda sem acreditar direito no que fizemos. Certamente uma competição que fica marcada na minha vida. O título infelizmente não veio, mas dei meu melhor no tatame, mas espero voltar no próximo ano para buscar uma posição ainda melhor e quem sabe seguir fazendo história”, comenta.

Ainda em estase, o atleta agradeceu ao apoio recebido. “Agradeço primeiro a Deus por ter me dado força para os treinos e para sete lutas, à minha esposa e minha mãe que sempre me ajudam em tudo, ao meu professor Maurício Maletta, a todos os meus amigos e alunos que me ajudaram nos treinos e foram responsáveis pelo meu nível técnico, meus sócios e professores da academia Redline e ao meu médico Bruno Barizza, além dos amigos Zezão e Guilherme pelo incentivo no ginásio durante as lutas”, comenta.

Patrocinadores: Redline Personal, Mundo Verde Botucatu, TecBor – Rio Claro, Vital Odontologia – Botucatu, Health Candy For You – Fit Truck Bocaina, Diage – Diagnosticos por Imagem Jaú, Canal do Ar –Jaú, Clinica Panelli – Jaú, Igreja Quadrangular –Jaú, Koral Kimonos, Corpo Ideal Suplementos – Jaú, Viking Fitness – Jaú e Edir Nobre – Quiropraxia.