Unesp entra no top 10 das universidades na América Latina, mostra ranking de educação

As três universidades estaduais públicas paulistas estão entre as dez primeiras

Unesp RankingRanking Universitário da Times Higher Education (THE) Latin America 2019, um dos mais tradicionais e conceituados mundialmente, foi publicado nesta terça-feira (18) durante o Times Higher Education Latin America Forum, em Lima, Peru, e indicou que a Unesp passou a figurar, pela primeira vez, no seleto grupo das dez universidades mais bem classificadas, o Top 10.

O ranking THE, publicado desde 2016, classificou neste ano 150 universidades, de 12 países da América Latina. Em relação à edição anterior, foram adicionadas 21 novas universidades, fato esse que destaca ainda mais a ascensão da Unesp, que ocupava a 11ª posição na edição anterior do THE Latin America.

No recorte feito apenas com instituições brasileiras, a Unesp subiu da 7ª para a 6ª colocação, entre as 52 universidades brasileiras classificadas, que representam 34,6 % do total.

“Estar entre as dez melhores da América Latina é um sinal de protagonismo e de liderança”, diz a professora Cleópatra Planeta, pró-reitora de extensão universitária e presidente da Comissão Institucional de Rankings da Unesp. “Há mais universidades classificadas, em relação ao ano passado, e ainda assim subimos uma posição no ranking. Isso reflete como a Universidade, de fato, está comprometida com a excelência acadêmica”, afirma.

As três universidades estaduais públicas paulistas estão entre as dez primeiras do ranking latino-americano –a USP está na segunda colocação e a Unicamp aparece em terceiro. As outras brasileiras que aparecem entre as dez primeiras são a PUC-Rio (4ª), Unifesp (6ª) e UFMG (8ª).

UNESP no THE Latin America Ranking

O ranking THE Latin America Ranking é publicado desde 2016. A Unesp tem mostrado regularidade em seu desempenho, mantendo-se entre as primeiras colocações tanto entre as universidades brasileiras e quanto as centenas de universidades avaliadas na América Latina. A Figura 1 apresenta o retrospecto das posições na Unesp em função da quantidade de universidades avaliadas no ranking em cada edição.