Morre o professor Julio Cezar Durigan, ex-Reitor da Unesp

 

Reprodução Youtube

Faleceu na madrugada desta sexta-feira, dia 8 de setembro, em São Paulo, SP, o Prof. Dr. Julio Cezar Durigan, 63 anos, reitor da Universidade de janeiro de 2013 a janeiro de 2017. O corpo será velado em Jaboticabal, SP, no Espaço Prever, na Avenida Quinze de Novembro, 1920 a partir das 14 h.

Logo em seguida, haverá a cerimônia de cremação. A Universidade apresenta as condolências à família. O Prof. Durigan foi também Vice-reitor no exercício da Reitoria da Unesp de janeiro de 2011 a janeiro de 2013, vice-reitor de janeiro 2009 a janeiro de 2011 e pró-reitor de Administração de janeiro de 2005 a janeiro de 2009.

Sobre o professor Julio Cezar Durigan
Nascido em Taiuva, cidade de pouco mais de 5.000 habitantes, no interior de São Paulo, Durigan sempre estudou na rede pública de ensino. Foi para a cidade de Jaboticabal cursar o ensino médio, onde também aos 17 anos ingressou na então Faculdade de Agronomia, que anos depois se transformaria em um dos institutos da Unesp.

Mais tarde tornou-se professor da mesma instituição. Lembrava, com carinho, do dia da inauguração da Unesp. Estava na cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em 1976, quando o governador Paulo Egydio Martins anunciou a criação da terceira universidade pública em São Paulo – no começo uma fusão de 14 institutos já existentes.

Durigan fez mestrado, doutorado e livre docência em agronomia, e pesquisou a área de ervas daninhas. Nenhum dos três filhos seguiu sua profissão – são advogados. Gostava de dizer que nunca havia se imaginado reitor da universidade em que estudou a vida toda.