Jovem da Fundação CASA de Botucatu é aprovado em faculdade

Ele conquistou bolsa integral por meio de nota no Prouni

O jovem Pedro (nome fictício) que cumpre medida socioeducativa no centro da Fundação CASA de Botucatu conquistou recentemente a oportunidade de cursar o ensino superior por meio do Programa Universidade de Para Todos (Prouni).

Com uma pontuação alta, o adolescente garantiu uma bolsa de 100% para o curso de Engenharia Elétrica na faculdade UniBR de Botucatu.

A preparação do adolescente aconteceu dentro do centro, onde ele também prestou o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL).

O jovem participa das aulas há quase um mês e está aprovando o curso. “Agora quero seguir firme nos estudos e ser um exemplo para os demais jovens”, concluiu.

Em todo o Estado, a Fundação inscreveu 442 adolescentes, com idade e grau de escolaridade adequados, nos processos seletivos da educação técnica estadual. Foram 364 jovens inscritos para prestar as provas das Escolas Técnicas e 78 para disputar as vagas das Faculdades Técnicas.

Fatecs e Etecs

Ao total, 38 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em centros de atendimento da Fundação CASA no Estado de São Paulo foram aprovados nos processos seletivos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e das Faculdades Técnicas Estaduais (Fatecs) para ingresso no primeiro semestre de 2020. Em comum, eles têm a esperança de trilhar um novo futuro por meio da educação técnica.

Para as Etecs, foram 31 jovens selecionados e sete conseguiram vagas nas Faculdades de Tecnologia. O índice de aprovação para as unidades de ensino do Centro Paula Souza, só para a primeira etapa deste ano, é 27,5% maior do que o registrado em todo o ano de 2019, quando 29 jovens haviam ingressado – 23 adolescentes nas Etecs e seis ingressaram em Fatecs.

Para o primeiro semestre de 2020, ainda há outros 11 adolescentes da Fundação CASA que conseguiram pontuação suficiente e aguardam chamada.