IB/Unesp recebe mais de 3 mil inscritos ao vestibular 2018

 

 

O Instituto de Biociências da Unesp, câmpus Botucatu, contabilizou para o vestibular 2018 pouco mais de 3,2 mil inscrições distribuídas nas 190 vagas disponibilizadas pelos cinco cursos da unidade. Ciências Biomédicas está na lista dos dez cursos mais concorridos dentro da universidade com 1.437 inscritos para 40 vagas, o que representa um proporção de 35,9 candidatos por vaga.

Os demais cursos do IB tiveram a seguinte relação candidato/vaga: Nutrição – 948 inscritos para 30 vagas (31,6); Ciências Biológicas/bacharelado e licenciatura integral – 499 inscritos para 40 vagas (12,5); Física Médica – 235 inscritos para 40 vagas (5,9); e Ciências Biológicas/licenciatura – 162 inscritos para 40 vagas (4,1).

“O número de estudantes que buscam a Unesp e, especial, os cursos do IB, tem aumentado cada ano. Isso com certeza está atrelado aos bons desempenhos de avaliação que nossos cursos são submetidos, além da estrutura e corpo docente qualificado que possuímos”, afirma o Prof. Dr. Luiz Fernando Rolim de Almeida, vice-diretor do instituto.

“Paralelamente toda essa demanda estimula que estejamos com pé no chão, sempre focados em oferecer o melhor para a formação desses jovens, que depositam na universidade pública boa parte de seus sonhos. Estaremos de braços abertos a eles ano que vem”, complementa o diretor do IB, Prof. Dr. César Martins.

Sobre o vestibular 2018

Neste ano, a Unesp totalizou 107.818 inscritos para o Vestibular 2018. São 173 cursos e 7.365 vagas em 23 cidades, o que indica a relação de 14,6 candidatos por vaga. Deste montante, a universidade ofereceu isenção para 7.660 candidatos socioeconomicamente carentes e redução de 75% da taxa aos alunos matriculados no último ano do Ensino Médio da rede pública estadual paulista. A prova da primeira fase da Unesp será aplicada em 15 de novembro, com 90 questões de múltipla escolha.

Toda estatística da relação candidato/vaga, bem como todos os detalhes do vestibular 2018 da Unesp, estão disponíveis no site da Vunesp [www.vunesp.com.br]. O Guia de Profissões da Universidade também traz todas as informações sobre cada um dos cursos [www.unesp.br/guiadeprofissoes].

Sobre o IB

O Instituto de Biociências, unidade universitária da Unesp, integrante do câmpus de Botucatu, teve sua origem na antiga Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB), instituto isolado de ensino superior do Estado de São Paulo, criado pela Lei Estadual nº 6860 de 22 de julho de 1962.

Em 1976, por meio da Lei Estadual nº 952 de 30 de janeiro, instituiu-se a Unesp. Desmembrou-se a FCMBB em quatro unidades, entre elas o Instituto Básico de Biologia Médica e Agrícola (IBBMA), que desde 20 de outubro de 1987, passou a ser denominado Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) e está localizado no câmpus do distrito de Rubião Júnior.

O potencial da Instituição, com 151 docentes e 183 servidores técnico-administrativos, é reforçado pelos sete programas de Pós-Graduação (Mestrado/Doutorado), muito bem avaliados pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior: Biologia Geral e Aplicada, Biometria, Biotecnologia, Ciências Biológicas (Botânica), Farmacologia e Biotecnologia, Ciências Biológicas (Genética), Ciências Biológicas (Zoologia). Mais de 1.000 alunos se encontram matriculados nos cursos de graduação da instituição e 407 discentes integram os programas de Pós-Graduação.

Além dos seus 13 departamentos de ensino (Anatomia, Bioestatística, Botânica, Educação, Farmacologia, Física e Biofísica, Fisiologia, Genética, Microbiologia e Imunologia, Morfologia, Parasitologia, Química e Bioquímica e Zoologia), possui três unidades auxiliares (Centro de Assistência Toxicológica – Ceatox; Centro de Isótopos Estáveis – CIE; e o Centro de Microscopia Eletrônica – CME).

O IBB possui um Jardim Botânico, com área total de 184.860 m2, onde são onde são realizados projetos educacionais para escolas da região e para a comunidade. Para fomentar e auxiliar a viabilização dos seus projetos a faculdade conta com uma Fundação (Fundibio), cujo objetivo principal é apoiar a gestão financeira de projetos e demais atividades acadêmico-científicas desenvolvidas na unidade.

O Instituto de Biociências é responsável, ainda, pelo auxílio na graduação de 800 alunos das demais unidades da Unesp instaladas em Botucatu (Faculdades de Ciências Agronômicas, de Medicina e de Medicina Veterinária e Zootecnia), onde seus docentes são responsáveis pelas disciplinas básicas.