IB expande cursinho Pré-Universitário para São Manuel

Educação
IB expande cursinho Pré-Universitário para São Manuel 21 setembro 2017

 

Foi formalizada no dia 13 de setembro, após publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo, a implantação, em São Manuel, do Cursinho Pré-Universitário Atena do Instituto de Biociências da Unesp – Câmpus de Botucatu. É a primeira vez que esse projeto de extensão amplia suas atividades para outro município. O objetivo é oferecer, gratuitamente, aulas diárias, no período noturno, para que estudantes interessados em ingressar no ensino superior possam realizar o sonho de cursar uma universidade pública.

O cursinho comunitário, que por enquanto é semiextensivo (com duração de seis meses), foi viabilizado por meio de uma parceria com a Prefeitura de São Manuel, que ficará responsável por custear as bolsas dos 10 professores (e 3 monitores), todos alunos de graduação do IB/Unesp. Foram abertas 40 vagas para o segundo semestre de 2017, mas existe a possibilidade de, no ano que vem, o projeto receber até 80 alunos. As aulas tiveram início no dia 17 de agosto.

Os alunos que atingem pelo menos 70% de frequência nas aulas ganham isenção da taxa de inscrição nos vestibulares da Unesp. Além do suporte pedagógico, o IB oferece todo o material para a realização das aulas, inclusive as apostilas. Periodicamente, são realizados simulados para avaliar o rendimento dos alunos. Para serem aceitos no cursinho, os interessados precisam passar por uma avaliação socioeconômica.

Na última terça-feira, 19, os diretores do IB/Unesp, professores doutores César Martins e Luiz Fernando Rolim de Almeida estiveram na Escola Municipal EMEF Walter Carrer, onde acontecem as aulas, acompanhados do prefeito de São Manuel, Ricardo Salaro, e do diretor de Educação e Cultura, José Roberto Saglietti – ex-diretor do IB/Unesp (2001-2005) – para conhecer os alunos matriculados no Cursinho Atena e a estrutura utilizada.

As monitoras Isabela Velloso e Ana Carolina Mello, universitárias da Unesp de Botucatu, recepcionaram os diretores e explicaram um pouco sobre a sistematização do trabalho do Cursinho. “Estamos com 90% de presença, aqui, em São Manuel. Na ultima segunda-feira, aplicamos o primeiro simulado pré-vestibular e completamos um mês de trabalho aqui”, comenta Isabela. As duas universitárias relataram a experiência positiva em participar como professoras do Cursinho Atena, reforçando que o projeto transformou a vida acadêmica e pessoal delas. “Agora, eu quero seguir a área de Mestrado, docência. Além disso, o que fazemos é uma forma de retribuir todo o dinheiro público que a sociedade investe na Universidade pública”, relata Isabela, graduanda no curso de Física Médica.

Salaro lembra que as negociações para que fosse possível implantar o Cursinho do IB em São Manuel já aconteciam há algum tempo. O prefeito comenta que muitos estudantes do município se matriculam no cursinho organizado pelo IB de Botucatu, mas acabam tendo que viajar todos os dias. “Desde o início da nossa gestão, em janeiro deste ano, começamos a fazer contato com a Diretoria do IB para concretizar essa parceria e transformar esse sonho antigo em realidade, principalmente com a ajuda de uma marca tão importante como é a Unesp. E aconteceu mais rápido do que a gente imaginava”, salienta.

O prefeito de São Manuel disse estar bastante satisfeito com a presença e frequência dos alunos nas aulas e o entusiasmo com que eles participam do projeto. “Esse é um cursinho que ajuda os jovens que não têm condições de custear os estudos preparatórios para prestar os principais vestibulares das universidades gratuitas. Isso é aplicar bem o dinheiro público. Começamos com 40 anos, mas a nossa expectativa é abrir a segunda turma já no ano que vem para preparar os nossos jovens para ingressar em uma boa universidade”, destaca Salaro.

José Roberto Saglietti, diretor de Educação e Cultura de São Manuel, que já foi diretor do IB/Unesp, garante estar orgulhoso pela implantação do Cursinho Atena no município, principalmente pelo carinho e a história que tem com o Instituto. “Ao mesmo tempo, é uma forma de ajudar a minha cidade. Quando fui chamado para ser diretor de Educação, logo pensei no IB para firmarmos uma parceria que, esperamos, pode ser ampliada no futuro”, comenta José Roberto.

Sobre o Cursinho do IB

A partir de 2000, o “Cursinho CAVJ-IB”, nome com qual iniciou, passou a ser cadastrado como Projeto de Extensão Universitária e, em 2007, o projeto foi desmembrado em dois cursinhos: o Sinapse (aulas diurnas) e o Eukaipia (aulas noturnas). Porém, em 2014 esses cursinhos voltaram a se unir formando o Cursinho do IB. Em 2017, devido à diversas mudanças, foi discutida a necessidade de uma nova identidade para o curso pré-vestibular, criando assim um novo nome: Cursinho Pré-Universitário Atena IBB.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST DESK
Oferecimento