FCA/Unesp oferece Treinamento em Práticas Agrícolas para alunos de graduação

Um grupo formado por 26 estudantes de graduação da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, e de outras instituições de Ciências Agrárias, visitou, no dia 16 de janeiro, as instalações do Núcleo de Ensaios de Máquinas e Pneus Agroflorestais (Nempa), na Fazenda Experimental Lageado.

O grupo reúne os participantes de mais uma edição do Treinamento em Práticas Agrícolas, promovido pelo setor de Produção Vegetal das Fazendas de Ensino, Pesquisa e Extensão (Fepe) da FCA. Ao longo de 20 dias, os estudantes percorrem vários setores da Faculdade recebendo informações sobre os mais variados temas, como análise de solo, custos de produção, plantio, pulverização, regulagem de máquinas, entre outros.

Na visita ao Nempa os alunos puderam aprender mais sobre plantabilidade. “O tema é uma das demandas desse treinamento de férias. Através de palestra, simulações e atividades práticas, eles puderam ver os principais requisitos para um plantio bem feito”, explica o professor Paulo Roberto Arbex Silva, do Departamento de Engenharia Rural da FCA.

Para o servidor Mario de Oliveira Munhoz, responsável pelo setor de Produção Vegetal das Fepe, o contato direto com a fazenda é importante para os alunos. “É uma forma de esclarecer as dúvidas deles sobre as principais operações de campo. Quando voltarem para as salas de aula, eles já terão mais informações sobre os temas abordados pelos professores. A finalidade do treinamento é ajudar a capacitar os futuros profissionais”. Todas as atividades são realizadas nas instalações da FCA. “Aqui temos as máquinas, diferentes tipos de solo e várias culturas que eles podem conhecer”, conta Munhoz.

A estudante Ane Caroline da Silva Pinheiro Ferreira cursa o terceiro ano do curso Mecanização e Agricultura de Precisão, em Pompéia. Ela está gostando das atividades. “Nós temos a parte teórica e prática no nosso curso, mas numa fazenda como essa o treinamento se torna mais realista. Está sendo muito proveitoso, uma experiência enriquecedora”. Seis estudantes de Pompéia participam desta edição do treinamento.

Aluno do segundo ano de Engenharia Agronômica na FCA, Lucas Henrique Conte Afonseca está participando do treinamento pela segunda vez.  “São poucas as instituições que abrem um curso como esse para os alunos. Essa vivência no campo é essencial. Estou participando pela segunda vez e é sempre muito interessante”.

Assessoria de Imprensa da FCA