Centro da Fundação CASA de Botucatu realiza atividade de lançamento de foguetes

Nove jovens que cumprem medida socioeducativa no centro da Fundação CASA de Botucatu, no interior de São Paulo, participaram de uma atividade experimental de lançamento de foguetes, como parte programação de férias da instituição.

O professor de Física do Colégio Embraer, Pedro César Fortes, que conduziu a atividade e orientou os adolescentes sobre a montagem, utilizando materiais recicláveis como garrafas PET e papelão, e explicou quais fenômenos físico-químicos influenciaram no lançamento, como a gravidade.

De acordo com a coordenadora pedagógica do CASA Botucatu, Mirian de Francisco Molina, para tornar tudo ainda mais interessante, foi realizado um pequeno desafio. “Os jovens foram separados em três equipes para poderem testar o que aprenderam durante a parte teórica”, destacou.

Kits de programação

Além dessa atividade, o centro da Fundação CASA de Botucatu conseguiu, por meio de uma articulação com a Associação Fraternal Pelicano (Afrape), juntamente com o Instituto Embraer, o empréstimo de oito kits de robótica que utilizam a plataforma de computação Arduino. As aulas acontecem no período da tarde, a partir das 14h.

Os kits, do modelo Julieta, serão utilizados como uma forma ampliar o conhecimento dos jovens que participam das oficinas do Lego Robótica. De acordo com o diretor do centro socioeducativo, Evandro Oliveira, o empréstimo ocorreu por causa do resultado do centro no Torneio de Robótica do ano passado.

“Além dos kits, recebemos ainda a doação de mais dois tapetes para utilizarmos com os kits de Lego. Nosso objetivo é continuar oferecendo para os adolescentes a oportunidade de ampliar o conhecimento de mundo”, salientou.