Avaliação da Capes: Medicina Veterinária e Zootecnia são nota 6

Educação
Avaliação da Capes: Medicina Veterinária e Zootecnia são nota 6 25 setembro 2017

 

Foto Marcos Montanha

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou no dia 20 de setembro os resultados da avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu em âmbito nacional.

O Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária da FMVZ/Unesp alcançou a nota 6,e juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, que manteve a nota 6, correspondem a cursos de qualidade internacional, segundo a avaliação da Capes.

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Animal ficou com o conceito 5, correspondente aos cursos de excelência em nível nacional. Mais novo entre os programas de pós-graduação da FMVZ/Unesp, o Programa de Pós-Graduação em Animais Selvagens ficou com nota 4.

O professor Hélio Langoni, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária desde 2012, comemorou o resultado inédito. “As áreas de Clínica Veterinária, Higiene Veterinária e Saúde Pública, compreendidas pelo Programa, são muito importantes no contexto da produção animal e também do conceito de saúde única (One Health). Contamos com docentes especialistas nessas áreas, com produção intelectual muito relevante no período avaliado. É um trabalho de todos. Agradeço a participação dos colegas, dos alunos e dos servidores envolvidos com o programa. A partir de agora, a responsabilidade aumenta porque seremos submetidos a novos critérios de avaliação. Manter esse conceito será nosso novo desafio”.

O desempenho positivo dos programas de pós-graduação da FMVZ na avaliação da Capes também foi saudado pelo diretor da unidade, professor Celso Antonio Rodrigues. “Parabenizo todos os envolvidos com nossos programas de pós-graduação. As avaliações positivas dos nossos quatro programas são fruto da ação, do empenho, da dedicação de nossos docentes, alunos e servidores. O mérito é da instituição e mais uma vez reforça a importância da FMVZ no contexto da Unesp e das instituições de ensino superior brasileiras. Com muito trabalho, estamos cumprindo nosso papel nesse momento difícil que a universidade pública atravessa”.

A avaliação da CAPES

A CAPES (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior) é o órgão do Ministério da Educação responsável pelo reconhecimento e a avaliação de cursos de pós-graduação stricto-sensu (mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado) em âmbito nacional.

Os cursos de pós-graduação são avaliados com conceitos que variam de 3 a 7 e que leva em consideração a produção científica do corpo docente e discente, a estrutura curricular do curso, a infraestrutura de pesquisa da instituição, dentre outros fatores. Nos parâmetros da CAPES, a nota 5 é atribuída a cursos de excelência em nível nacional e as notas 6 e 7 correspondem a cursos de qualidade internacional. A nota mínima 3 é atribuída a cursos novos no momento de sua implantação, em instituições ainda sem muita tradição em pós-graduação.

Mais informações no site http://www.capes.gov.br/

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST DESK
Oferecimento