Alunos da Rede Municipal de Ensino participam da Prova Brasil

Educação
Alunos da Rede Municipal de Ensino participam da Prova Brasil 23 outubro 2017

 

Aproximadamente 1,7 mil alunos dos quintos e nonos anos de 20 escolas da Rede Municipal de Ensino de Botucatu estão participando da Prova Brasil – Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Os resultados da prova, realizada a cada dois anos, integram o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Município.

As avaliações são realizadas entre os dias 23 a 25 de outubro. De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Valdir Paixão, este não é o único instrumento de avaliação da Educação. “O Município já realiza um diagnóstico local, com simulados, que foram realizados com todos os alunos do 1º ao 9º ano entre os meses de abril e setembro. A partir dos resultados individuais, podemos aperfeiçoar ainda mais o planejamento pedagógico das aulas e formular novas estratégias para a melhoria do ensino como um todo”, explica Paixão.

“A Prova Brasil coloca-se como um importante instrumento de avaliação, que nos permite identificar o quanto temos avançado na busca pela excelência na educação oferecida no Município”, conclui o Secretário de Educação.

Prova Brasil

A Prova Brasil avalia as proficiências em língua portuguesa (com foco em leitura) e matemática (com foco na resolução de problemas), dos alunos do 5º e do 9º ano.

Tanto a Prova Brasil, como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), são avaliações diagnósticas, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

O resultado da Prova Brasil 2017 será divulgado no segundo semestre de 2018.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST DESK
Oferecimento