Integrantes do Conselho Municipal de Turismo (Comutur) e demais parceiros voluntários, como SOS Cachoeiras e Grupo Aventureiros do Túnel, realizaram mais uma ação da campanha “Cuesta Limpa”, desta vez na “Cachoeira do Cambuí”, que fica na região norte de Botucatu. Na oportunidade, um grupo de 35 pessoas retirou seis sacos de 200 litros cheios de lixo. Esta mesma atividade já havia sido realizada na Cachoeira Véu de Noiva.
O trabalho também fez parte do "Clean Up The World – Nosso lugar, Nosso Planeta, Nossa Responsabilidade". Neste contexto, Botucatu é uma das nove cidades que representam o Brasil neste movimento mundial, onde as ações feitas no Município serão compartilhadas no site do evento global.
Desde o começo do mês tem sido feito um trabalho intenso de prevenção focado nos serviços de limpeza, buscando assim chamar a atenção para o problema do lixo. Voluntários já espalharam cartazes e panfletos alusivos à campanha em várias lojas da Cidade, em especial na Rua Amando de Barros. O material aborda o problema de lixo em estradas rurais e pontos turísticos, além de trazer dicas e informações sobre o descarte correto de materiais inservíveis.
Próximas ações
Mas o trabalho dos voluntários do Conselho Municipal de Turismo – Comutur, da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo e da Secretaria de Meio Ambiente não irá parar por aí. Ainda neste mês de setembro as ações continuam até o encerramento da campanha, marcado para acontecer na Base da Nuvem no próximo domingo (27), onde haverá plantio de mudas de árvores e espaço com cobertura para realização de piqueniques. Todo o material recolhido nos pontos turísticos será exposto em local de grande circulação de pessoas para que todos reflitam sobre este problema.
O "Clea Up The World" é uma campanha global anual, realizada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Ambiente que inspira e capacita as comunidades para limpar, consertar e conservar o meio ambiente. Estima-se que 35 milhões de pessoas em mais de 130 países estejam envolvidas na iniciativa.
Na mesma linha de trabalho foi lançada no Município a campanha "Cuesta Limpa" que também chama a população para trabalhar de forma conjunta em prol de espaços cada vez mais livres de lixo. Essa é uma das ações desenvolvidas pelo Comutur em parceria com Prefeitura de Botucatu, que visa obter para a cidade o selo de Município de Interesse Turístico.
“A campanha tem como objetivo sensibilizar a população e turistas para os cuidados com a natureza. Neste mês foram espalhados 15 outdoors por toda a Cidade com as mensagens ‘Lixo não é atração turística’ e ‘Não seja nosso maior obstáculo’. Também estão sendo distribuídos 15 mil flyers para todas as crianças das escolas municipais, 500 cartazes e 500 adesivos”, informa o secretário de Esportes, Lazer e Turismo, Antonio Carlos Pereira.
Compartilhe esta notícia