Joga Cuesta Quiprocó no Dia internacional dos Jogos de Mesa

Nos últimos anos a tradição de reunir amigos e familiares ao redor de uma mesa para rolar dados, escolher cartas e mover peões tem vivido uma gloriosa renascença. Milhares de lançamentos, centenas de editoras surgindo ao redor do mundo, convenções imensas, cafés e bares especializados reunindo jogadores veteranos e novatos, atraindo a tenção de curiosos e conquistando corações de entusiastas.

Uma vez por ano acontece em Abril o International Tabletop Day, Dia Internacional dos Jogos de Mesa, onde pessoas de todo o mundo celebram o hábito de se reunirem ao redor de mesas para jogar. A data foi criada por Boyan Radakovich, desenvolvedor de jogos e produtor do programa Tabletop do canal do You Tube Geek & Sundry.  Em sua primeira edição, realizada no dia 30 de março de 2013, uma maratona de partidas foi transmitida ao vivo pelo canal, apresentadas pelos atores Will Wheaton (The Big Bang Theory) e Felícia Day (Buffy, The Guild) e jogados com convidados.

A maratona de 2013 incluiu jogos como Takenoko, Ticket to Ride e 7 Wonders, com vários dos convidados da primeira temporada retornando para jogar. Além da transmissão ao vivo, fãs ao redor do mundo foram convocados para que se reunissem em lojas e centros comunitários na mesma data para celebrar a tradição dos jogos.  A iniciativa foi um enorme sucesso, tendo 3.123 eventos realizados em 64 países em todos os continentes do planeta. Até mesmo pesquisadores na Antártida estavam jogando.

Neste ano a data será celebrada no dia 28 de Abril e, em uma ação inédita, uma rede de 16 eventos será realizada em 14 cidades brasileiras, o Tabletop Weekend Brasil. Entre os dias 27 de Abril e 01 Maio eventos  e encontros reunirão jogadores em Botucatu, Brasília, Campo Limpo Paulista, Florianópolis, Fortaleza, Itatiba, Juiz de Fora, Mauá, Mogi das Cruzes, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, São Paulo, Teresina e Votuporanga.

A iniciativa de aderir à celebração internacional coletivamente partiu dos organizadores de eventos e encontros de jogos de tabuleiro brasileiros, buscando potencializar a divulgação de suas atividades na missão de difundir a ampliar o público para os chamados jogos de tabuleiro modernos no país. Abraçando a causa editoras brasileiras do segmento decidiram apoiaram a ação, enviando kits promocionais, cupons de desconto e jogos para sorteios. Além disso, a organização do Tabletop Weekend Brasil ainda serve de ensaio para o Dia Nacional do Jogo de Tabuleiro, que a rede de organizadores de eventos e encontros de jogos se prepara para comemorar no fim do mês de Junho.

Botucatu integra a rede do Tabletop Weekend Brasil com o Joga Cuesta, encontro mensal organizado na cidade desde 2015, que será realizado no dia 28 de Abril, sábado, no Quiprocó Bar. O encontro conta com acervo de vários jogos e monitores que auxiliam na escolha e na explicação das regras. Portanto mesmo curiosos que não conheçam os jogos de tabuleiro modernos terão a oportunidade de aproximar dessa atividade que a cada ano reúne mais adeptos. A entrada é gratuita e os participantes terão a oportunidade de concorrer aos jogos no sorteio nacional que acontecerá após o evento.

JOGA CUESTA NO TABLETOP DAY

28 De Abril, das 14 às 19 hs

Quiprocó Bar (R. Dr. Cardoso de Almeida, 320, Centro, Botucatu – São Paulo)

Mais informações:  https://www.facebook.com/jogacuesta/