Galeria do Museu do Café de Botucatu recebe 12 novas obras

Cultura
Galeria do Museu do Café de Botucatu recebe 12 novas obras 05 abril 2017

Desde 2010 o Museu do Café da Fazenda Lageado recebeu 48 mostras de artistas como Romero Britto, Osmar Santos, Aldemir Martins, Ziraldo, Christina Oiticica, dentre outros. Alguns desses artistas, gentilmente doaram obras para o Museu. Isso permitiu ao Museu abrir em 2012, a “Galeria do Museu”, espaço destinado a abrigar e expor, de forma permanente, esses trabalhos.

Recentemente o Museu recebeu como doação, 12 painéis fotográficos, parte integrante da exposição “Raízes do Ouro Verde”, do fotógrafo Vilson Palaro. Esses painéis já foram instalados na Galeria formando um belo conjunto, pois, as imagens retratam, em preto e branco, cenas que envolvem a colheita manual, o ato de abanar os grãos, a secagem e movimentação dos grãos no terreiro, os grãos sendo torrados manualmente e outras fases relativas ao processamento do café.

A exposição “Raízes do Ouro Verde” esteve exposta no Museu em 2015. A Galeria passa a contar agora com 29 obras. O Coordenador agradece ao autor Vilson Palaro pela gentileza, na certeza que os painéis vieram enriquecer, em muito, o acervo do Museu do Café.

Visitantes

Uma equipe de promoção da agência “Forma Turismo” da capital, acompanhada de Lucas Martin, esteve visitando o Museu no ultimo dia  21. O Grupo veio a Botucatu para conhecer a cidade e também os atrativos turísticos locais. Acompanhados pelo Coordenador do Núcleo, José Eduardo, a equipe formada por Gabriel Peixoto, Thiago França, Letícia Barros e Thuany Horácio conhecerem o acervo do Museu e a história das Fazendas Lageado e Edgárdia.

Museu no Shopping

O Shopping Botucatu é “Empresa Amiga da Fazenda Lageado” desde 2016, e nessa condição convidou o Museu do Café para expor alguns dos itens de seu acervo no mês de abril. Essa é uma forma de aproximar o Museu do Café do grande público que diariamente frequenta o Shopping Botucatu. Além disso, o Museu também recebeu autorização para instalar um grande painel em um espaço localizado próximo a entrada principal do empreendimento.

Com essas ações o Shopping Botucatu continua demonstrando seu apoio ao Museu e, mais que isso, permite que o Museu utilize um espaço nobre que vem sendo, a cada dia, mais procurado pela população da cidade de Botucatu e de toda uma extensa região. O Coordenador do Núcleo agradece a direção do Shopping Botucatu pela iniciativa e pelo apoio. A exposição irá do dia 5 de abril ao dia 8 de maio, podendo ser visitada no horário de funcionamento do Shopping Botucatu. O painel já foi instalado. Vale a pena conferir.

Registro

Conforme havíamos anunciado em nosso boletim nº 190 de 1º de fevereiro, a marca Fazenda Lageado, constante do logotipo criado para identificar o trabalho desenvolvido na área histórica e no Museu do Café, está devidamente registrada, portanto protegida. Recentemente o Coordenador do Núcleo, recebeu o certificado de Registro de Marca, objeto do processo nº 908359160, onde o Diretor do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, André Luis Balloussier Ancora da Luz define que o INPI, “para garantia da propriedade e do uso exclusivo, certifica que a marca abaixo reproduzida encontra-se registrada nos termos das normas legais e regularmente em vigor…”

Conta ainda como data da concessão 1º de março de 2017 e vigência 1º de março de 2027. Importante destacar sempre que a partir dessa certificação a logomarca está protegida em todo território nacional e também nos países signatários de acordo de cooperação. Finalizando deve ser destacando ainda que todo o processo foi conduzido pelo escritório de advocacia botucatuense, “Kaimoti Pinto, Calsolari & Telles”. Com essa ação busca-se proteger a identificação desse que é um dos mais importantes projetos que trabalham a preservação da história, a difusão da cultura e o incentivo ao turismo de Botucatu e região.

Facebook

O facebook do Museu (Museu do Café Lageado) tem sido muito visualizado e recebido diversos comentários. Constantemente atualizado passou a ser mais um instrumento de divulgação do Museu do Café. Vale a pena visitar.

Números

No mês de março visitaram o Museu 1.642 pessoas. O total de visitantes do ano de 2017 chega à marca de 5.650 visitantes. Já o acumulado desde janeiro de 2006 indica um total de 213.308 visitantes.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SABORES DE VERÃO
Oferecimento