Ex-nadador botucatuense lança livro na próxima quinta-feira, 24

Criado em Botucatu e nadador pela Associação Atlética Botucatuense, Luciano Alves Meira foi Campeão Paulista, Brasileiro, Sulamericano e bateu o record mundial dos 100 metros borboleta, na Ginasíade de Lille, na França, aos 17 anos.

De lá para cá, trabalhou como empreendedor social, tornou-se especialista no tema desenvolvimento do potencial humano, escritor, professor e sócio da Caminhos Vida Integral, empresa de educação com foco humanista sediada em Goiânia, onde reside atualmente, que já impactou mais de 35 mil pessoas em todo o Brasil.

Em seu novo livro Ser ou Não Ser – Nossa Dramática Encruzilhada Evolutiva, lançamento da Editora Vida Integral, Luciano atingiu seu objetivo de integrar Filosofia, Ciência e Literatura para explicar o fenômeno humano, desde o tempo profundo de nossas origens cósmicas até as escolhas difíceis que precisamos fazer no presente, se quisermos viver na plenitude de nossas potencialidades.

A obra parte do encontro do autor com o texto de Hamlet, de Shakespeare, ocorrido em sua adolescência, e se projeta para uma situação de ficção científica distópica. Estamos em 2070, a Terra enfrenta uma série de crises cada vez mais acentuadas envolvendo um sentimento generalizado de vazio existencial e de rupturas ambientais gravíssimas.

Um astronauta chamado Hamlet, em missão colonizadora a Marte, é o único sobrevivente de um acidente que se dá na chegada ao planeta vermelho, onde já existe uma base montada por expedições anteriores. Ali, em completo isolamento, o personagem passará por uma transformação psíquica profunda que culminará em um monólogo sobre as escolhas da espécie humana, e de cada um de nós, entre o Ser e o Não Ser.

É a partir dessa situação imaginária que o escritor leva os leitores ao passado mais remoto, para recontar a história de nossas origens e de como viemos parar na situação em que nos encontramos agora.

“É uma narrativa da evolução que reconcilia Espírito e Natureza, Ciência e Religiosidade, exatamente como Einstein desejava, por isso as epígrafes de todos os capítulos são de autoria dele. É como se Einstein fosse o padrinho desse projeto que acalentei por muito tempo, mas só agora me vi em condições de realizar”, comenta Meira.

Lançamento:

Ser ou Não Ser: Nossa Dramática Encruzilhada Evolutiva

Data: 24/10

Horário: 19h

Local: Livraria Empório Cultural – Shopping Botucatu