Cultura ribeirinha e pesca do Pirarucu são destaques de exposição no Sesi Botucatu

Retratando a cultura ribeirinha por meio de fotos, a exposição Gigante das Águas fica em cartaz no SESI Botucatu entre os dias 26 de junho e 29 de julho. A mostra faz parte do projeto Exposições Itinerantes do SESI-SP e estará aberta à visitação pública gratuita de segunda a sexta, das 8h às 20h,  sábados e domingos das 9h às 18h.

As imagens, de autoria de André Dib, foram realizadas no rio Solimões durante a pesca do “gigante” pirarucu, o maior peixe de escamas do mundo. Muito mais do que o sustento das famílias ribeirinhas, a pesca revela costumes, tradições e a identidade dessas comunidades.

Porém, a captura descontrolada colocou o pirarucu na lista das espécies ameaçadas. Essa realidade social e ambiental de uma área de mais de três milhões de hectares foi transformada pelo Programa de Manejo de Pesca, do Instituto Mamirauá, referência internacional em desenvolvimento sustentável. O projeto trouxe renda à população, fartura de alimento e garantiu a preservação de um dos símbolos amazônicos. André Dib acompanhou o projeto de perto e comprova por meio de seu olhar fotográfico a importância dessa iniciativa.

Sobre o fotógrafo

A natureza pulsante e a forma como o ser humano nela se encaixa são o foco do trabalho de André Dib (1975), que não se restringe a paisagens, mas traz cenas cotidianas, costumes e tradições de um mundo diverso. Fotógrafo desde 2002, produz reportagens para as revistas National Geographic Brasil, Galileu, TAM nas Nuvens, Horizonte Geográfico e Explore Magazine, dos Estados Unidos. Tem registrado o modo de vida dos povos tradicionais e a riqueza natural de vários biomas. Ascendeu e documentou as maiores montanhas do Brasil e da América, trabalhou na Europa e no Oriente Médio. Vencedor do ABB Photo Competition, em Zurique, Suíça, e de dois prêmios da Fundação Nacional de Artes – Funarte, entre outros.

Sobre as Exposições Itinerantes

O projeto Exposições Itinerantes apresenta obras originais ou reproduções fotográficas, criando circuitos alternativos de mostras de artes visuais nas unidades do SESI-SP e nas indústrias associadas, por meio do serviço Caixa de Cultura, para promover o contato e a difusão da arte e expressar a imensa diversidade cultural brasileira e mundial. Essa é mais uma iniciativa do SESI-SP para levar cultura e conhecimento à sociedade.

SERVIÇO

Gigante das Águas

Local: SESI Botucatu – Rua Celso Cariola, 60 – Conj. Hab. Eng. Francisco Blasi – Botucatu/SP

Datas e horários: de 26 de junho e 29 de julho –  segunda a sexta, das 8h às 20h, sábados e domingos das 9h às 18h

Informações: (14) 3811-4474

Entrada gratuita