Cultura comemora sucesso do carnaval em Botucatu

 

Após os quatro dias de folia, a Secretaria Municipal de Cultura ainda comemora a repercussão positiva do carnaval em Botucatu junto à população. Nas noites de domingo (26) e terça (28), de acordo com a Guarda Civil Municipal, cerca de 10 mil pessoas prestigiaram os desfiles de blocos e escolas de samba promovidos na Avenida Rafael Serra [atrás do Ginásio Municipal de Esportes].

A grande campeã foi a Acadêmicos do Império, que levou para a passarela do samba o enredo “Terra do Jeca – História pra Contar”. Somando as avaliações da comissão julgadora para cada um dos quesitos [Comissão de Frente; Bateria; Mestre Sala e Porta Bandeira; Ala das Baianas; Enredo e Harmonia; Samba Enredo; Fantasia, Alegoria e Adereços] a escola totalizou 339,5 pontos. Já a escola Gente Unida de Vila Maria contabilizou 302 pontos.

A estrutura dos desfiles contou com arquibancada, área coberta, sanitários, além de iluminação e som mais adequados. Tudo isso sem registro de incidentes relevantes na parte de segurança, que contou com apoio da GCM, Policia Militar e profissionais particulares contratados. A Secretaria Municipal de Saúde ainda disponibilizou no local uma equipe que ficou a disposição do público para os casos de urgência/emergência.

Outra festa que deu o que falar foi a Estação Folia, realizada no sábado (25), na plataforma da Estação Ferroviária recém-restaurada, na Vila dos Lavradores. Ao som de marchinhas e sambas clássicos tocados pelo grupo “O Couro Come”, mais de 500 pessoas de todas as idades puderam brincar o carnaval numa matinê em família e bastante animada.

Nos balneários e distritos da zona rural foram promovidos oito bailes: dois em César Neto, três na Mina e outras três no Rio Bonito. Este último, em especial, contou com a circulação de cerca de 1 mil pessoas por noite na tenda montada na orla do Rio Tietê, que no dia 11 de fevereiro já havia recebido o Banho das Donzelas, evento que marcou oficialmente o grito de carnaval em Botucatu.

“Embora em inicio de governo e com contenção de recursos (30% menos que em 2016), ousamos mudar e criar coisas novas como o Banho das Donzelas e a Estação Folia, que agradaram muito o público e devem ser mantidos para os próximos anos. No Rio Bonito, Mina e César Neto as festas também contaram com instalações mais amplas e recordes de público. E a escolha do local dos desfiles foi praticamente unanimidade. Enfim, como tudo na vida, é preciso inovar. Ousamos e avançamos. O ano que vem com certeza será melhor ainda”, afirma o secretário municipal de Cultura, Antonio Luiz Caldas Jr.

 

PONTUAÇÃO DAS ESCOLAS DE SAMBA – CARNAVAL 2017

Campeã: Acadêmicos do Império

Samba enredo: “Terra do Jeca – História pra Contar”

Integrantes: 320

Pontuação por quesito:

Comissão de Frente – 49

Bateria – 50

Mestre Sala e Porta Bandeira – 49

Ala das Baianas – 50

Enredo e Harmonia – 44,5

Samba Enredo – 47

Fantasia, alegoria e adereços  – 50

TOTAL GERAL: 339,5

 

Vice Campeã: Gente Unida de Vila Maria

Samba enredo: “Festas Populares, Alegria do Povo”

Integrantes: 250

Pontuação por quesito:

Comissão de Frente – 40

Bateria – 50

Mestre Sala e Porta Bandeira – 42

Ala das Baianas – 48,5

Enredo e Harmonia – 36

Samba Enredo – 45

Fantasia, alegoria e adereços  – 40,5

TOTAL GERAL: 302

 

BLOCOS PARTICIPANTES

 

Domingo – 26/02

Bloco Demétria

Bloco Mocidade Alegre de Rubião Junior

Bloco dos Turistas (Primar)

Bloco Café no Bule

Bloco Parmita Dela Mano

Bloco da Estopim da Fiel

Bloco Marcha Lenta

 

Terça-feira – 28/02

Bloco Demétria

Bloco Nenê da Vila Mariana

Bloco Ruim de Cama/Insônia Braba

Bloco Mocidade Alegre de Rubião Junior

 

Mais informações:

Secretaria de Cultura

Avenida Dom Lucio, 755 – Centro

(14) 3882-0133 / 3882-1489

E-mail: [email protected]