Cine Janelas recebe idosos do CRAS Centro

Os idosos atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social Centro (CRAS), da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, passaram uma manhã diferente nesta quinta-feira, dia 18. O grupo, formado por dez idosos, participou de uma sessão de cinema no Cine Janelas, localizado no Espaço Cultural “Doutor Antônio Gabriel Marão”.

O filme brasileiro Tapete Vermelho foi o escolhido pela psicóloga Ana Carolina Braga, responsável pelo projeto, que tem como objetivo trabalhar o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários entre os idosos. O filme conta a luta de um caipira paulista para levar o filho ao cinema. Sensível, engraçado e comovente, Tapete Vermelho é uma homenagem feita pelo cinema ao grande Mazzaropi, personagem que fez parte da juventude do grupo.

“Escolhemos esse filme exatamente pela vivência do passado que ele nos remete. Essa experiência promove a convivência e o fortalecimento do vínculo entre eles”, afirmou a psicóloga Ana Carolina Braga.

O aposentado Manoel Pagnotta, de 91 anos, assistiu ao filme acompanhado da sua filha, Márcia Pagnotta Aguiar, de 67. Ao final da sessão, pai e filha relembraram os bons momentos da infância e juventude.

“Não me recordo da última vez que fui ao cinema e por isso foi gostoso viver essa experiência. Me fez lembrar de quando era jovem e frequentava os cinemas do Bom Retiro, em São Paulo. Gostava muito de filmes de cowboys. Que tempo bom”, contou Pagnotta.

Para a aposentada Doroti Ribeiro, o momento foi ainda mais especial. Ela comemorou a entrada na Melhor Idade junto aos novos amigos.

“Completo hoje 60 anos e esse filme foi um exemplo pra todos nós. Exemplo de amizade verdadeira e a importância da fé. Foi muito bom e sem pagar nada por isso”, disse.

Cine Janelas

O Cine Janelas é um espaço gratuito e totalmente adaptado e equipado para recriar em ambientes públicos a arte e magia do cinema, de forma permanente. Ele conta com projetor multimídia de 5 mil lúmens, sonorização de cinema, suportes de cabeamentos, telão e adequação de incidência de luminosidade.

São mais de 80 lugares, incluindo para pessoas com necessidades especiais. O acervo tem 273 filmes em formato DVD (todos licenciados para exibição), incluindo títulos educativos, animações, documentários, clássicos e lançamentos do cinema mundial. O projeto, concebido pela Rede Educare, tem patrocínio da Duratex, por meio do ProAc (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo), e apoio da Secretaria Municipal da Cultura.

Mais informações e agendamentos

Espaço Cultural “Doutor Antônio Gabriel Marão”

Avenida Dom Lúcio, 755 – Centro

Telefone 3811-1470/1471.