Barbatuques apresenta “Corpo do Som” em Botucatu

Cultura
Barbatuques apresenta “Corpo do Som” em Botucatu 22 novembro 2010

Este ano, eles já estiveram em locais como França, China, na Copa do Mundo da África e em Nova York, agora finalmente o Barbatuques se apresenta pelo Estado de São Paulo em várias cidades no interior. O grupo que se tornou referência internacional em música corporal faz dois shows em Botucatu, na quarta-feira, 24/11, durante a 9° Feira do Livro e na quinta-feira, dia 25/11, quando apresenta “Corpo do Som” no Teatro Municipal.

São duas excelentes oportunidades para conferir o grupo e o espetáculo “Corpo do Som”, com composições próprias, improvisações, interações com a platéia e adaptações de ritmos e cantos, tanto brasileiros como de outras partes do mundo. Uma animada orquestra rítmica de percussão e cantos que resulta numa aquarela de sons orgânicos.

Barbatuques produz música utilizando o próprio corpo como instrumento musical, a partir de efeitos de voz e de palmas, estalos, batidas, mãos e pés em sintonia. O resultado é surpreendente. As apresentações proporcionam uma experiência única através desta competente combinação entre ritmos, sons e movimentos.

A turnê pelo interior de SP foi viabilizada pelo patrocínio das empresas Adidas e Eaton e conta com o apoio da Secretaria do Estado da Cultura (PROAC, Programa de Ação Cultural 2010). “Corpo do Som” já passou este ano por Araraquara, São Carlos e Presidente Prudente.

{n}Sobre Barbatuques{/n}

O núcleo artístico e pedagógico Barbatuques foi fundando em 1996 pelo músico Fernando Barba e possui 15 integrantes: André Hosoi, Bruno Buarque, Marcelo Pretto, André Venegas, Dani Zulu, Flávia Maia, Giba Alves, João Simão, Lu Horta, Heloiza Ribeiro, Mairah Rocha, Maurício Maas, Renato Epstein e Charles Raszl. Desde então, vem desenvolvendo pesquisas sobre o tema e nelas descobrindo quantidade de sons suficiente para transformar o corpo em uma verdadeira orquestra sinfônica.

Atualmente o Barbatuques possui uma agenda de shows consistente no Brasil, com turnês internacionais, festivais e eventos relevantes por todo o mundo; além das oficinas e workshops de percussão corporal que ministra.
Sua forma singular de fazer música tornou o grupo reconhecido no meio artístico, corporativo e pedagógico. O grupo já esteve em países como França, Espanha, Estados Unidos, Suíça, Portugal, Líbano, Rússia, Senegal, Colômbia, China e África do Sul. Realizou parcerias com artistas como Bobby McFerrin, Camille, Keith Terry, One Giant Leap, Marku Ribas, Stênio Mendes, Chico César e Badi Assad. Ministrou oficinas para o elenco do espetáculo “Saltimbanco” do Cirque de Soleil.

O Barbatuques foi contemplado pelo Prêmio TIM de Música como melhor grupo de MPB (2006), possuem dois álbuns lançados, “Corpo do Som” (2002) e “O seguinte é esse” (2005) e o DVD “Corpo do Som ao Vivo” (2007).

Em 2010, fez apresentações na Copa do Mundo da África, inclusive no evento oficial da FIFA em Joanesburgo para o anúncio da Copa 2014 no Brasil, esteve em locais como França e China. Em Nova York, o grupo participou mais uma edição especial do International Body Music Festival (as outras edições aconteceram em São Francisco) organizado pelo músico e pesquisador Keith Terry, pioneiro da percussão corporal. O evento reuniu cerca de três mil pessoas no Lincoln Center. Acaba de ser indicado ao prêmio 2010 da Revista Quem, categoria música.

Em novembro, o Barbatuques trouxe ao Brasil/São Paulo, pela primeira vez, a terceira edição do Festival Internacional de Percussão Corporal (IBMF, International Body Music Festival), com 11 atrações internacionais inéditas.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST DESK
Oferecimento