IMPORTANTE PROGRAMA CÍVICO IMPLANTADO EM BOTUCATU: A ESCOLINHA DA PM!

Então minha gente, enquanto nos quatro cantos deste país que, não tenho receio algum em afirmar, está tudo (tudinho mesmo), “de ponta cabeça”, com as nossas autoridades – digo, nossos representantes – não se entendendo em nada, e o que é pior, não tentando buscar saídas para que o povo brasileiro possa viver DEMOCRATICAMENTE, e também, com a nossa população que sequer cuida (ou defende, como quiser entender), os dizeres da sua Bandeira que é ORDEM E PROGRESSO, o comando do 12º BPM I – Batalhão do Policiamento do Interior, em meio a muitas  autoridades, dentre elas, o Digno Prefeito Municipal, Mario Pardini Afonseca e a sua Secretária de Educação do Município, a Professora Cristiane Amorim (dois grandes parceiros neste evento), lançou na manhã da última sexta feira do mês (27/08), no Salão Social da gloriosa Associação Atlética Botucatuense, um Programa que, já há alguns anos, vem fazendo toda a diferença em cidades da nossa região, tais como Avaré e Jaú: A ESCOLINHA da PM.

Essa brilhante iniciativa, implantada em agosto de 2018, na cidade de Avaré (na ocasião, o 53º BPM I era comandado pelo Tte Coronel José Semensati Junior), agora é uma gostosa realidade aqui na nossa hospitaleira Botucatu. Logo no dia do lançamento dessa maravilha, que visa ofertar às nossas crianças a oportunidade delas adentrarem ao Quartel e conhecerem um pouco mais da estrutura da Polícia Militar e, ao mesmo tempo, orientá-las para que sejam de verdade, PATRIOTAS, contou com a presença de 15 alunos da Escola Municipal Paulo Guimaraes.

Foi uma manhã bastante festiva. Mesmo com todas as precauções que a Pandemia vem cobrando de todos rigorosamente, dois oradores fizeram uso da palavra: o anfitrião Tenente Coronel José Semensati Junior, comandante da Corporação da Polícia Militar e o Prefeito Municipal, Mario Pardini.

O nosso alcaide, aliás, sempre com seu jeitão simples e muito objetivo, hipotecou solidariedade absoluta ao programa e se mostrou orgulhoso em ver uma instituição – que, a meu ver, até tempos atrás era “malhada” pela sociedade e hoje é a “menina dos olhos” de toda criança – ter a ousadia de esboçar um projeto dessa grandeza para as nossas crianças; disse do seu orgulho em comandar uma cidade, onde as nossas forças de segurança continuam “fazendo a diferença”, neste quesito e, mais adiante, bastante emocionado – por sinal, uma das suas maiores e mais verdadeiras qualidades – lembrou-se dos tristes momentos que viveu em 2019, quando um temporal avassalador derrubou dezenas de pontes na cidade.

Rememorou, inclusive, do salvamento de pessoas que fez, juntamente, com alguns policiais militares, num lugar crítico da cidade, para onde se deslocou naquela fatídica noite e, mais adiante, “deixou vazar” ao público presente, a sua vontade em se despedir de todos, já que naquela mesma manhã, com as graças de Deus (o Todo Poderoso que, constantemente, faz parte de todas as suas colocações), entregaria à nossa sociedade, a última ponte que havia sido destruída (a 41ª).

Por fim, foi incumbido de entregar um lindo buquê de flores à Secretária de Educação do município, aniversariante do dia. Pra não fugir à regra, mais uma atitude digna da sua grandeza vivenciamos: de maneira bastante espontânea, chamou uma das alunas do colégio que estava presente e “dividiu” com ela, a alegria de abraçar a aniversariante. Que “baita” atitude!

Por sua vez, o senhor Comandante Tte Coronel  Semensati, também de modo muitíssimo simples, depois de agradecer, um a um, todos os seus convidados (que não foram poucos), falou da alegria em poder trazer para a nossa cidade esse programa. Bastante emocionado, enalteceu o programa PROERD, que há anos é executado em diversas localidades do Estado. Segundo ele, esse projeto (ESCOLINHA DA PM) só foi possível ser colocado em prática, graças aos inúmeros policiais que se dedicam arduamente, na execução do PROERD.

Contou também, como “nasceu” essa maravilhosa ideia de implantar a ESCOLINHA DA PM, no Batalhão de Avaré, uma realidade que vem num crescer maravilhoso, até porque, em 2018, quando do início dessa preciosidade, 37 alunos faziam parte das aulas semanais. Depois de quatro meses, esse número cresceu e chegou a 404 crianças, e atualmente alcança nada menos que, mil garotos e garotas.

Bastante solto e orgulhoso demais, ele confessou que a ideia de implantar esse programa no Batalhão nasceu através de seu filho, que um dia, numa conversa rotineira disse a ele que gostaria de conhecer a ROTA – Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar. Ele, não só levou o filho conhecer a ROTA, como comparou a vontade do seu herdeiro a de outras crianças que, sequer tem alguém da corporação da Polícia Militar na sua família, mas que também, sonham esse sonho.

Enfim, volto a dizer: enquanto muitos brasileiros (a maioria deles, canalhas da pior espécie, intitulados de POLÍTICOS) tentam acabar com o quê de bom temos perto de “nóis”, ou seja, os nossos direitos de liberdade de expressão, por exemplo, um Comandante que poderia, perfeitamente, estar apenas cuidando da sua tropa, “vira a moeda” e utiliza muitos desses seus subordinados, na execução de um programa que busca tão somente: ensinar CIVISMO e mostrar os caminhos mais práticos e corretos para a nossa gurizada exercer a sua CIDADANIA.     Parabéns, aguerrido Tenente Coronel José Semensati Júnior, pela maiúscula iniciativa de se preocupar com o futuro das nossas crianças.

Nada como um “causo” como este, em que tive a grata satisfação de estar presente, junto de um “punhado” de cidadãos do bem, para cumprimentar e agradecer um grande amigo, com quem “troquei figurinhas” durante a solenidade toda, meu amigo Clóvis de Almeida Martins, honrado Presidente do CONSEG – Conselho de Segurança do Município. Obrigado pelas palavras a mim direcionadas, caro mestre. “Nóis” só fazemos, o que Deus acha que somos capazes, meu irmão.

Rubens de Almeida – Alemão/[email protected]