GLÓRIA! DEPOIS DE LONGOS ANOS O NOSSO HC RECEBE UM ABRAÇO MAIS QUE MERECIDO

 

Foto Acontece Botucatu

Eta nóis! Eis que, depois de longos anos de agonia, preocupações, crises de todos os tipos pela falta de recursos, enfim, dificuldades das mais variadas, o nosso Hospital das Clínicas – uma maravilha que tanto a Secretaria de Estado da Saúde da maior federação do país (São Paulo), bem como a nossa respeitável Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, quer tê-la como algo que faz toda a diferença em seu cotidiano de compromissos a cumprir, na área de saúde, com a nossa gente, mas que sequer imaginam a sua grandeza e, muito menos, conseguem dar sustentação financeira para que tudo fique “redondinho” por lá – recebeu, na manhã do último sábado (17/12), no Salão nobre da Faculdade de Medicina, a visita do Ministro da Saúde Doutor RICARDO BARROS. Na oportunidade o eterno Prefeito da cidade de Maringá assinou uma portaria autorizando aumentar o Teto do convênio SUS/HC em seis milhões de reais por ano. Glória!

Que “baita” evento! Que belo encontro de CIDADANIA (presença de aproximadamente cinquenta Prefeitos, Vice-Prefeitos, Vereadores e Secretários de Saúde da região) foi organizado pela assessoria do Deputado Milton Casquel Monti, parlamentar que sempre abraçou o nosso HC, especialmente nas horas difíceis! Que festa prazerosa nos foi oferecida! O belo e aconchegante Salão Nobre da FMB ficou completamente tomado por pessoas ilustres que, apesar do cargo que ocupam, demonstraram ferrenhamente defender o bem estar da população. O que se viu de pedidos (ambulâncias, por exemplo) direcionados ao Senhor Ministro da Saúde, por parte dos convidados, foi algo de “chacoalhar” a nossa alma.

Como integrante de uma Comissão de Parceiros do HC devo confessar que após o encerramento dessa marcante solenidade voltei pra casa mais que realizado, afinal foram muitas as lutas para reajustar os valores repassados ao nosso HC. Confesso que não fugiam à minha mente, muitos dos lances acontecidos durante as viagens que fizemos a Brasília, cujo propósito era exatamente o de trazer mais recursos para o nosso hospital, inclusive a última em que estivemos com o Presidente Michel Temer. Lembro-me, até de maneira divertida, quando o Chefe da Nação Brasileira nos disse que o “cobertor estava curto” por lá e “nóis” dissemos que, por aqui, não tínhamos cobertor algum.

Enfim, foi prazeroso demais nessa luta toda que travamos (Eu, o Professor André Balbi e o Diretor da FMB Pasqual Barreti), poder estar “frente a frente” com o Presidente da República Federativa do Brasil e também com o Ministro Ricardo Barros, um cidadão moderno, inteligente e “pra” lá de atencioso com todos, além de ser

um profundo “conhecedor de causas”. Caro leitor, o “home” é ENGENHEIRO, porém, deu uma aula de CONHECIMENTOS MÉDICOS durante apresentação do vídeo sobre os seus primeiros meses à frente deste importante Ministério do Governo Federal.

É minha gente, o tempo vai passando; o seu relógio não para de trabalhar e “nóis” (bem velhinho, como diz o amigo Pasqual Barreti), vamos curtindo as alegrias desse mundo que escolhemos por viver para o bem. Com as graças DELE, o nosso PAI, marquei mais um ponto positivo numa história de vida que, certamente, levarei comigo no dia em que chegar a hora da minha partida deste mundo passageiro e todinho injusto com grande parte da sua gente.

Quero cumprimentar os amigos Antonio Rugolo Junior, digno Diretor Presidente da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar – FAMESP, uma Fundação que abraça “abraçando”, muitas e muitas causas sociais aqui na terrinha e, em outras localidades; Professor Pasqual Barreti, Diretor da maior Unidade Universitária de toda a UNESP, a Faculdade de Medicina e, o sempre atuante e comprometido Superintendente do Hospital das Clínicas, Doutor André Luis Balbi, pela merecida e justa conquista.

Aliás, acredito ter dado um “chute certo” quando, de um jeito bem “paizão”, sugeri que eles (Rugulo, Pasqual e Balbi) encontrassem caminhos para trilharem juntos em tudo e “pra” tudo aqui dentro da nossa “casa”. O nosso Brasil (queiram ou não) está de “ponta cabeça” e a “nóis” que vivemos à “duras penas” e que temos a missão de ORGANIZAR e ADMINISTRAR entidades públicas, só sobrou aquele ABRAÇO DE PARCEIRO que vocês estão dividindo, já há alguns meses. Parabéns, meus caros e respeitáveis irmãos! Salve, salve o nosso querido e amado HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UNESP!

Encerrando este “conto”, como funcionário “cinquentão” dessa preciosidade chamada Hospital das Clínicas da UNESP, quero de maneira bastante carinhosa, abraçar um cidadão que sempre esteve ao nosso lado, especialmente nas horas amargas e que foi o principal responsável por esse tão aguardado REAJUSTE DO TETO do HC, meu amigo de longa data, Deputado Miltinho Casquel Monti, o maior padrinho desta Instituição que cuida da saúde das pessoas de mais de uma centena de cidades de toda a nossa região. Obrigado querido Deputado!

Com carinho idêntico, abraço toda a equipe de médicos residentes da Cirurgia Pediátrica do HC, pela brilhante iniciativa que tiveram nos últimos dias. Esses jovens profissionais deram um “baita” exemplo de solidariedade e amor ao próximo. Acredite caro leitor, esses autênticos “salvadores de vida” realizaram (entre eles) uma campanha de arrecadação de donativos, com o objetivo de ajudar as Casas de Apoio do nosso hospital. Prazerosamente recebemos uma quantidade enorme de produtos de higiene e limpeza, muitas caixinhas de leite, biscoito e outros alimentos que, certamente farão a diferença no nosso dia a dia. Parabéns a todos!

Rubens de Almeida – Alemão

alemao.famesp@gmail.com