O secretário de Segurança Pública de Botucatu, delegado Adjair de Campos, acompanhado do coordenador de Defesa Civil, Domingos Chavari Neto, esteve na Cidade de Itatinga para traçar diretrizes objetivando a criação da Regional de Defesa Civil (Redec). As autoridades botucatuenses foram recebidas pelo prefeito municipal Ailton Farias e pelo diretor industrial municipal, Roberto Carlos Paixão.
A idéia de se implantar uma unidade da Redec foi idealizada na ocasião da visita que o secretário chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil de São Paulo, coronel Admir Gervásio Moreira, fez a Botucatu, no mês passado. Ele foi recepcionado no auditório do salão azul da Secretaria Municipal de Educação por várias autoridades de Botucatu e cidades da região.
De acordo com o delegado Adjair de Campos para que a Redec seja instalada é necessária a adesão de, pelo menos, cinco municípios da região. O primeiro prefeito a ser contatado foi Ailton farias que já se engajou no projeto. Outras visitas estarão sendo feitas.
A instalação da Redec tem como objetivo apoiar os municípios na disseminação da filosofia de prevenção, principalmente; na criação e manutenção da estrutura para atendimento ? s situações emergenciais; bem como nos cuidados com o bem-estar da comunidade, frisou Adjair de Campos. O projeto visa incentivar a participação da comunidade, nas situações em áreas de risco e contribuir para a divulgação do tema Defesa Civil, na sociedade, acrescentou o Secretário de Segurança.
O coordenador de Defesa Civil enfoca que é importante a regional da Redec para que os municípios circunvizinhos possam trocar experiências e se ajudarem, mutuamente, sempre que houver uma situação de catástrofe natural. O projeto vai contar com instruções e palestras sobre temas variados, como noções de primeiros socorros, emergência com produtos perigosos, administração de abrigos e outros, diz Chavari. É com eventos deste tipo que os municípios se preparam, continuamente, para enfrentar possíveis dificuldades, acrescentou.
Compartilhe esta notícia