Presidente do TJSP visita Botucatu e anuncia Sala de Teleaudiências no Fórum

 

Secretaria de Comunicação/PMB

Na tarde desta terça-feira, 18, o Desembargador Paulo Dimas Mascaretti, atual Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, visitou o Fórum de Botucatu. Mascaretti foi recebido pelo diretor da unidade, Juiz Josias Martins de Almeida Junior, pelo Prefeito Mário Pardini, além de outros juízes que atuam em Botucatu, Itatinga e São Manuel, representantes do Ministério Publico, das Polícias Civil e Militar e Secretários Municipais. Esteve presente também o Juiz Bruno Roncheti de Castro, que é lotado em Botucatu, mas que atua temporariamente em Brasília, no Conselho Nacional de Justiça.

Além de conhecer a estrutura do Fórum local, o Desembargador trouxe uma grande notícia para o sistema judiciário da região, a instalação de uma Sala de Teleaudiências. A novidade permite que detentos que estão presos no Centro de Detenção Provisória de Itatinga sejam ouvidos pelos juízes, sem a necessidade de transportá-los até Botucatu para audiência presencial.

“Esse é um mecanismo que permite otimizarmos o serviço, principalmente da Polícia Militar, que não tem a necessidade de realizar a escolta. Sem contar os casos em que detentos são transportados por mais de 500 quilômetros e quando chegam, a audiência não ocorre. Até o final do ano queremos avançar nesse projeto de teleaudiências e Botucatu terá sua sala já no segundo semestre”, disse Dr. Paulo Dimas Mascaretti.

O Desembargador assumiu a presidência do TJSP em janeiro do ano passado, para a gestão de dois anos. “Essa passagem é curta. Meu objetivo é realizar um trabalho de modernização do Tribunal, deixando a oportunidade para que o próximo Presidente dê continuidade a esse processo”, completou.

O sistema que será instalado em Botucatu permite ainda, que presos de outras unidades que possuam a mesma tecnologia sejam ouvidos por teleaudiência. Só em 2016, as duas varas criminais de Botucatu realizaram 1.900 audiências presenciais. Para o Diretor do Fórum de Botucatu, Dr. Josias Martins de Almeida Junior, são vários aspectos positivos. “Primeiro a questão da celeridade processual. O preso será ouvido na unidade onde está detido e com isso agilizamos o processo, já que podemos fazer audiências com vários presos de unidades distintas. Teremos menos custo na logística de transporte de presos, além de termos mais policiais nas ruas, que serão liberados das escoltas. Por tarde, por exemplo, são em média 6 ou 7 policiais que estão trabalhando nas ruas”, avaliou Dr. Josias.

Vale ressaltar que o novo sistema será custeado mensalmente pela Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo.

Hóspede Oficial

Durante a visita, Mascaretti recebeu das mãos do Prefeito Mário Pardini o Decreto que tornou o Desembargador Hóspede Oficial do Município. “Para nós é uma grande honra receber uma autoridade de tão grande importância no Estado de São Paulo. Sabemos que o Dr. Mascaretti vem realizando um excelente trabalho à frente do Tribunal de Justiça, por isso, nada mais justo do que reconhecer essa visita. O que chamou a atenção foi a humildade do Desembargador, que passou por toda a estrutura do fórum, cumprimentando todos os servidores”, disse Pardini.