Prefeitura inicia entrega de máscaras em residências e pontos públicos de Botucatu

A Prefeitura de Botucatu iniciou nesta segunda-feira, 04, a entrega domiciliar gratuita de máscaras de proteção e prevenção a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

O bairro Jardim Monte Mor foi o primeiro a receber a equipe de servidores composta por zeladores municipais, agentes de combate à endemias e agentes comunitários de saúde. Atiradores do Tiro de Guerra também auxiliam a Prefeitura nesta distribuição.

“Essa entrega casa a casa ocorrerá nos bairros com maior população socialmente vulnerável e cada integrante das famílias receberá uma máscara. Porém, é importante reforçarmos que a máscara não dá imunidade às pessoas, mas sim uma proteção caso essa pessoa precise sair de casa para algum compromisso essencial. Quanto mais ficarmos em casa, em isolamento social, mais rápido venceremos essa batalha e retomaremos nossa vida normal”, afirma o Prefeito Mário Pardini.

Além da entrega casa a casa, que continuará nos próximos dias em outros bairros, a Prefeitura distribui máscaras de proteção em 16 supermercados da Cidade e também nos três principais pontos de embarque do transporte coletivo no Centro (Paratodos, Camelódromo e Igreja São Benedito).

A máscara é confeccionada em algodão, reutilizável, de uso individual, e deve ser higienizada após duas horas de uso.

Instruções de uso e higienização

A máscara deve ser usada sempre cobrindo totalmente a boca e o nariz.

O Ministério da Saúde recomenda higienizar as máscaras de tecido, colocando-as de molho em uma solução de água e água sanitária por 20 minutos (2 colheres de água sanitária para 1 litro de água), e depois enxaguar. Quando estiver seca, a máscara deve ser passada e embalada em um saco plástico.

Antes de colocar a máscara, higienize as mãos com água e sabão ou álcool em gel.