Encerrado o prazo para fazer a Biometria; aproximadamente 16 mil não fizeram em Botucatu

 

Termina nesta sexta-feira (23) o prazo para os eleitores de Botucatu, Itatinga e Pardinho fazerem o recadastramento biométrico. Em Botucatu por exemplo, ainda faltam 17 mil eleitores comparecerem ao cartório eleitoral.

O chefe do cartório já afirma que mais de 15 mil eleitores não terão a situação regularizada dentro do prazo. O movimento nos cartórios é tranquilo e nem parece que o prazo para cadastro, obrigatório nessas cidades, está acabando.

Ao todo, nesses municípios, dos quase 127, 9 mil eleitores, 20,8 mil ainda não procuraram o cartório para fazer a biometria. Quem perder o prazo fica impedido de votar nas próximas eleições. Além de sofrer outras restrições.

“De imediato vai ser cancelado o título e a pessoa não vai poder votar nas eleições de 2018. Depois, o CPF vai ser bloqueado, a pessoa não consegue tirar passaporte, fazer inscrição em concursos públicos, se matricular em universidades, não consegue empréstimos em bancos públicos, terá dificuldade para conseguir os benefícios de programas sociais, abrir empresa, então são vários problemas ”, explica o chefe do cartório eleitoral, Igor Inácio.

A biometria é a assinatura digital do eleitor. Com ela registrada nos computadores do TSE, vai ser impossível, no dia das eleições, que alguém vote no seu lugar e diminui os casos de fraude. O cartório eleitoral de Botucatu tem capacidade para atender 1,3 mil pessoas por dia, mas 17 mil ainda não fizeram o cadastro.

“Muitos eleitores vão ficar de fora. O cartório já se desdobrou para atender o maio número de pessoas nesse um ano que estamos fazendo o cadastro biométrico, mas 17 mil eleitores ainda não compareceram”, completa o chefe do cartório.

A técnica de enfermagem Aparecida Elisete Ramos foi uma das que deixou para fazer o cadastro nos últimos dias. “Fui atendida super-rápido. Muito bom o atendimento.”

Em Itatinga, são 14,6 mil eleitores e desses 12,3 mil já fizeram o cadastro. Faltam pouco mais de 2,3 mil. Em Pardinho, o cadastramento está sendo feito em uma sala dentro da Câmara Municipal, também não havia filas. Na cidade, mais de 85% dos pouco mais de 5,6 mil eleitores já renovaram o documento e vão poder votar nas próximas eleições.

Fonte: Portal G1