Praça do Paratodos começa a ser reformada; local será totalmente repaginado

Começaram na última segunda-feira, 21, as obras de revitalização de uma das mais tradicionais praças de Botucatu, a Coronel Moura, popularmente conhecida como Praça do Paratodos. Carente de melhor acessibilidade e iluminação, o Paratodos terá essas e outras questões resolvidas em seu novo projeto.

A mudança, que já começou com a mobilização momentânea dos trailers para a Rua João Passos, prevê a troca do piso existente, castigado em parte pelas raízes de árvores da espécie Sibipiruna. Um novo solado drenante e intertravado substituirá o antigo, aumentando também a absorção de água da chuva. O solo terá a instalação de piso tátil direcional e rampas de acessibilidade, para um melhor trânsito de deficientes.

Para aumentar a segurança do local, será instalada uma nova iluminação, incluindo luminárias de LED. Os visitantes da praça terão mais conforto com a instalação de novos bancos e lixeiras, com um novo paisagismo, com árvores e flores adequadas ao local. Banheiros serão construídos ao lado dos dois quiosques, que formarão uma área de alimentação na Praça com capacidade para seis boxes. A praça ainda terá academia ao ar livre e um playground para as crianças.

“Vamos devolver a população uma nova Praça do Paratodos, mais bonita e muito mais segura, iluminada e confortável. Queremos que as famílias botucatuenses tenham um melhor local para aproveitarem um momento de lazer e entretenimento e por isso vamos atuar com a nossa GCM para garantir a proteção da nossa população”, afirma o Prefeito Pardini.

A Concha Acústica também será repaginada. Toda a área do camarim será readequada. Parapeitos e corrimãos serão instalados na arquibancada para oferecer mais segurança a quem utilizar o equipamento. O palco também será reformado e ficará apto para receber apresentações artísticas. As pétalas da Concha receberão uma iluminação especial e o fosso existente entre o palco e a arquibancada será aterrado para se tornar um jardim.

Mudanças em frente ao Teatro

Além da Praça do Paratodos, a área em frente ao Teatro Municipal “Camilo Fernandez Dinucci” também receberá um novo piso e novas instalações de bancos, lixeira e paisagismo nos mesmos moldes da Praça. Uma faixa de blocos intertravados ligará o local à Praça do Paratodos e parte do calçamento feito com paralelepípedos e as luminárias antigas, serão mantidas para manter o aspecto histórico do local. O ponto de embarque de passageiros do transporte coletivo também terá mudanças a fim de oferecerem maior conforto aos usuários.

“Este é um novo conceito que vamos levar a essa região histórica da nossa Cidade. O Paratodos é um cartão postal do nosso Município e vamos torná-lo ainda mais eficiente para as pessoas que passam pela região todos os dias”, finaliza André Peres, Vice-prefeito e Secretário Municipal de Infraestrutura.

A revitalização da Praça do Paratodos e toda a área ao redor será realizada pela empresa Reobote Projetos e Empreendimentos Imobiliários, vencedora de processo licitatório. O investimento total na obra é de R$ 504.973,00.  A previsão do Poder Público Municipal é de que as obras estejam finalizadas em 12 meses.

Novidade

O projeto de revitalização da região da Praça do Paratodos contempla uma novidade. Quatro parklets (áreas próximas às calçadas, que criam espaços de lazer e convívio onde anteriormente havia vagas de estacionamento de veículos) serão colocados entre a Praça e a frente do Teatro. Esses parklets terão bancos de madeira, jardineiras e paisagismo, com o objetivo de receber pedestres em um local agradável de descanso.