Praça da Catedral vai passar por ampla reforma

Cidade
Praça da Catedral vai passar por ampla reforma 05 março 2012

A Copel (Comissão Permanente de Licitações) da Prefeitura Municipal de Botucatu tornou público o processo licitatório, através da modalidade Tomada de Preço, para contratação de empresa para execução da reforma da Praça Bispo Dom Luiz Maria de Santana, onde está localizada a Catedral Metropolitana.

A abertura dos envelopes está marcada para o dia 19 de março, ? s 13h30, na sala de reuniões da Copel, na sede da Prefeitura. O valor orçado pela administração para realização da obra é de R$ 666.680,02. O prazo de execução é de 120 dias contados a partir do início dos trabalhos.

Com a reforma, o espaço será modernizado, oferecendo mais conforto e segurança ? comunidade, realçando ainda mais a beleza de um dos principais cartões-postais da Cidade. A primeira etapa da obra inclui demolição de muretas de alvenaria revestidas com pedra, retirada de paisagismo e das instalações elétricas (inclusive postes e holofotes) existentes, escavação de terra dos canteiros atuais e preparação do terreno para melhoria do piso.

O projeto prevê entre outras melhorias a instalação de 49 postes decorativos, 40 bancos de madeira e 24 lixeiras, além da construção de rampas para facilitar a acessibilidade. O paisagismo inclui a manutenção de espécies como embaúba, ipê roxo, quaresmeira, ipê amarelo e sibipiruna.

O pároco da Catedral, Emerson Rogério Anizi, ressalta a importância do poder público revitalizar uma área nobre da cidade, de grande valor religioso, cultural e turístico. “Além de a praça estar localizada no centro histórico e ser um atrativo turístico, ficamos imensamente felizes em saber que essas obras contribuirão para que ela volte a ser um ambiente familiar”, enfatiza.

As deficiências de acessibilidade e de iluminação são apontadas como fatores que ao longo dos últimos anos ajudaram a afugentar as famílias da Praça da Catedral. “O projeto foi elaborado ouvindo as nossas necessidades e sugestões. Será um grande presente não só para nossos fiéis, mas para toda a cidade”, declara Anizi.

De acordo com o padre, o projeto contempla a remodelação do espaço onde se encontra o cruzeiro e a preparação de uma área do lado oposto, onde futuramente deverá ser construída uma imagem de Santana, padroeira da Cidade.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento