Mulheres terão aula gratuita de defesa pessoal neste sábado, 05, em Botucatu

Com o objetivo de ganhar confiança para lidar com as situações de risco do dia a dia, um grupo de mulheres de Botucatu irá se reunir para aprender técnicas de defesa pessoal. Será neste sábado, dia 05, na praça do Paratodos, das 14h30 às 17h30, serão ministradas aulas de defesa pessoal pelo professor Ed Gonçalves.

“Após tantas violências sofridas por nós mulheres, principalmente esse último caso de Bariri, que qualquer mulher aceitaria ajuda, tive a idea de  fazer algo aonde nós tenhamos uma chance. E por que não aula de defesa pessoal? Conversei com um amigo professor de Krav Maga e ele topou. Falei com prefeito que também apoiou de primeira”, disse a idealizadora Cleuce Mazzutti.

“Tudo gratuito e se der certo iremos em outros bairros . Temos que fazer algo. Foi o coração de mãe que me fez pensar em algo. Temos que ter a chance de nos defender”, finalizou.

A técnica 

Krav Maga é um sistema de combate corpo a corpo, desenvolvido em Israel, que envolve técnicas de luta, torções, defesa contra armas, bastões, facas e golpeamentos.

Desenvolvido para ser utilizado em situações de sobrevivência, a sua filosofia enfatiza a neutralização de ameaças, manobras de defesa, ataques simultâneos e agressão. O Krav Maga é utilizado pelas Forças Especiais de Defesa de Israel e intimamente adotado por organizações de imposição da lei e segurança, como Mossad, Shabak, FBI, unidades da SWAT do departamento de polícia de Nova Iorque e Forças de Operações Especiais dos Estados Unidos.

Existem várias organizações responsáveis pelo ensino do Krav Maga internacionalmente. O Krav Maga não é considerado uma arte marcial, muito menos um esporte, já que não possui quaisquer regras. Todos os golpes são treinados com o objetivo de ultrapassar todo e qualquer tipo de situação de violência, do modo mais rápido e eficaz, sendo por vezes necessários golpes letais.