Morre paciente que recebeu transplante de coração em Botucatu

Morreu nesta quinta-feira (18) o paciente que recebeu um transplante de coração em Botucatu na quarta-feira (17). O fato foi confirmado pelo Hospital das Clínicas ao Acontece Botucatu.

Infelizmente houve um agravamento do caso e o paciente faleceu manhã de hoje. Por questões legais, a identidade não foi revelada, mas sabe-se que é um homem de 60 anos.

Após o procedimento, ele apresentava estado de saúde estável, segundo boletim divulgado pelo HCFMB na noite de ontem. Infelizmente o risco no procedimento existe e outros fatores agravaram o caso durante a madrugada.

Este foi o segundo procedimento realizado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). O fato ocorreu um mês após o primeiro procedimento, que foi um sucesso e causou comoção em toda a cidade pelo empenho de toda equipe do HCFMB.

O órgão deste segundo procedimento foi captado na Santa Casa de Jaú pela equipe do Programa de Transplante Cardíaco do HCFMB. Atualmente, apenas duas instituições têm realizado transplantes cardíacos no interior de SP: o HCFMB e a Unicamp, em Campinas.

Em nota enviada pela Assessoria de Imprensa, o HCFMB lamentou o falecimento.

“O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu informa que o segundo paciente a realizar um transplante cardíaco no HCFMB infelizmente foi a óbito. Apesar de sair da cirurgia estável e do Programa de Transplante Cardíaco ter feito todo o possível pela sua condição, o quadro clínico do paciente se agravou durante a madrugada. O HCFMB lamenta profundamente e esta dando todo suporte à família”, diz a nota.