Moradores do Jardim Cambuí se reúnem com lideranças para discutir melhorias para o bairro

Cerca de 40 moradores do Jardim Cambuí e do Jardim Ouro Verde reuniram-se na noite de quinta-feira (2) para discutir ações que possam resultar na melhoria das condições de segurança de ambos os bairros. O aumento dos casos de furto registrados nos últimos meses acendeu o sinal de alerta e levou a população a procurar as autoridades.

O encontro realizado na casa de Nane Mello, integrante da diretoria da Associação de Moradores do Jardim Cambuí, contou com a participação do vereador Ednei Carreira; do secretário de Governo, Carlos Pessoa; do comandante da Guarda Civil Municipal, Sérgio Luiz Bavia; do inspetor Paes e do tenente Malagutte, representando a Polícia Militar. O presidente da Associação de Moradores, Silvio Souza, também marcou presença.

Os representantes das forças de segurança admitiram a possibilidade de intensificar o patrulhamento na região e ao mesmo tempo instruíram a comunidade como proceder ao se depararem com situações que representem ameaça à segurança ou perturbação do sossego e da ordem pública. Através de um abaixo-assinado, os moradores pretendem solicitar à Prefeitura a instalação de câmeras de monitoramento no bairro.

O comandante da GCM já determinou que as rondas sejam intensificadas para garantir mais tranquilidade à comunidade. “Nesta madrugada já tivemos um patrulhamento mais intenso no local. Esse tipo de contato com a comunidade é importante para que tenhamos mais elementos para planejar nossas ações. A população é nossa maior parceira. O exemplo dos moradores do Cambuí deve ser seguido por outros bairros”, afirma Bavia.

Aproveitando a presença do secretário de Governo, os participantes da reunião tiraram dúvidas e solicitaram apoio da prefeitura para solucionar problemas relacionados a conservação de vias, limpeza de terrenos, transporte coletivo, entre outros temas. Alguns encaminhamentos já foram dados, como por exemplo, a limpeza de um trecho da Avenida Cecília Lourenção, que vinha oferecendo risco por conta do acúmulo de barro, executada na manhã desta sexta-feira pela Secretaria de Infraestrutura.

“Temos que estar sempre disponíveis para esse tipo de encontro com a comunidade. É a oportunidade de conhecer os problemas de perto e construir soluções ouvindo a população. Esse tipo de relação, franca e direta, olho no olho, nos permitirá agir em sintonia com a vontade do povo. No Jardim Cambuí a comunidade sabe se organizar. Isso deve servir de exemplo para outros bairros”, destaca Pessoa.

Na opinião do vereador Carreira, a reunião foi bastante produtiva. “Foi um encontro exemplar. Os moradores discutiram assuntos e fizeram solicitações de melhorias para os bairros, com base em dados e adotando critérios. Não houve nenhum pedido pessoal. É o tipo de mobilização que deve ser despertada em outros bairros”, avalia.

Durante a reunião, o secretário de Governo, Carlos Pessoa, confirmou que nos próximos meses serão tomadas as medidas necessárias para execução do processo licitatório que contratará a empresa responsável pelo recapeamento asfáltico de mais de 63 mil metros quadrados de ruas no Jardim Cambuí. Os recursos foram garantidos ao final do ano passado através de emenda do deputado federal Orlando Silva (PC do B).

O investimento previsto é de pouco mais de R$ 2,4 milhões. As vias contempladas são: Avenida Otho Merthan Filho (2.310,55 m2), Rua A (934,80), Rua Maria Luiza Cunha (440,34), Rua Francisco Marquel Lara (987,93), Rua D (1.453,13), Rua Domingos Marques Brino (728,00), Avenida Dr. Ray Cintra (5.859,26), Avenida Cecília Lourenção (7.434,51), Rua U (3.706,37), Rua Guerino Cruzolini (858,45), Rua João Furtado Domingues (3.666,50), Rua José de Oliveira (1.789,32), Rua Sr. José Tarrento (1.112,06), Rua José Bonifácio de Arruda (1.204,80), Rua L (2.139,93), Rua M (3.866,65), Rua K (437,57), Rua Julião Pires Campos (2.973,12), Rua Sérgio Rodrigues Alves (2.339,85), Rua W (1.040,95), Avenida D (3.435,68), Rua Rubens Francisco (2.582,16), Rua Domingos Chavari (2.392,16), Rua Artur Batista (1.945,27), Rua Silvio de Campos Gurgel (517,14), Rua João Valério (1.766,80), Rua Philomena Cunha Cezar (5.405,90).

Assessoria de Imprensa da Prefeitura