Mais de 26 mil eleitores de Botucatu ainda não fizeram a Biometria

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) prorrogou para o dia 23 de março de 2018 o prazo para fazer o recadastramento eleitoral biométrico. E muita gente ainda se atentou para a obrigatoriedade.

Segundo dados da 26ª Zona Eleitoral, 26.655 eleitores ainda não realizaram a revisão em Botucatu. Isso representa 25,46% dos 104.687 eleitores do município.  No total foram 78.032 eleitores que fizeram a biometria, ou seja, 74%54 do total.

 

Em Itatinga 8.884 ainda não passaram pela Biometria e em Pardinho, 1.358. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) homologará estes municípios como aptos para utilizar o sistema biométrico nas eleições de 2018 somente após recadastrar no mínimo 80% do eleitorado.

A revisão biométrica é obrigatória para todos os eleitores com idade até 70 anos. Após essa faixa etária só deve se recadastrar os eleitores que queiram continuar votando. Quem não participar, terá o título cancelado, não poderá votar nas eleições de 2018 e estará sujeito a uma série de restrições, como a impossibilidade de tirar passaporte ou tomar posse em cargo público, regularizar CPF, não poder se matricular em instituições públicas de ensino superior entre outras.

Itinerante

No início deste ano a 26ª deu início ao Cartório ao projeto Cartório Itinerante, ação que visava levar o agendamento da Biometria aos eleitores. A equipe da Justiça Eleitoral percorreu vários espaços públicos e privados, facilitando o acesso do eleitor para o recadastramento.

A iniciativa obteve bons resultados. “O retorno foi tão positivo que resolvemos levar ao TRE a proposta de levar não só o agendamento ao eleitor, e sim a Biometria, principalmente nos bairros descentralizados da cidade”, afirma o chefe da 26ª ZE, Igor Ignácio.

Em julho, a Biometria começou a ser levada a bairros e empresas. Foram atendidos os eleitores de Anhumas, Rubião Júnior, Vitoriana, Setor Leste, Setor Sul, Setor Norte e Centro, com postos instalados em supermercados, Shopping, Poupatempo, em escolas públicas e privadas e empresas, como Eucatex, Duratex, Caio/Induscar, Irizar e Centroflora.

Em Itatinga, os dias de atendimento foram estendidos para todos os dias da semana no posto instalado na Casa do Cidadão e aos finais de semana em dezembro, prazo final estabelecido pelo TRE. Em Pardinho, a ação foi desenvolvida nos três postos do Grupo Rodoserv e na Câmara Municipal, e com atendimento também ampliado durante a semana. Com o projeto, mais de 9.354 eleitores foram atendidos, reduzindo consideravelmente o número de eleitores para o final do prazo.

Documentação
Para se recadastrar, basta apresentar um documento oficial com foto, título de eleitor e comprovante de residência atualizado. A 26ª Zona Eleitoral está localizada na Rua Monsenhor Ferrari, 466, Centro.