Jardim Santa Elisa, Riviera e Árvore Grande recebem Operação Cata-Treco neste sábado, 09

No próximo sábado, 09, a Prefeitura de Botucatu realizará a “Operação Cata-Treco” nos bairros Jardim Santa Elisa, Jardim Riviera e Recanto Árvore Grande. Durante as ações de intensificação no combate ao Aedes aegypti nesta região, foram identificados nos imóveis uma quantidade relevante de recipientes passíveis de remoção que poderiam se tornar criadouros de mosquitos.

Caminhões da Secretaria de Infraestrutura passarão pelas ruas dos bairros das 8 às 13 horas. A população deve deixar os materiais a serem descartados nas calçadas antes das 8 horas da manhã. Não serão recolhidos restos de construção civil, material orgânico, como lixo doméstico, e material vegetal, como galhos de árvores.

Os agentes da Vigilância Ambiental em Saúde, a VAS, já visitaram as casas e orientaram os moradores sobre a Operação e também sobre os cuidados necessários para se evitar a existência de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A Vigilância Ambiental em Saúde orienta toda população a seguir combatendo o Aedes aegypti diariamente, pois existem nos imóveis outros recipientes que são potenciais criadouros de mosquitos e que não poderão ser eliminados na Cata-Treco, pois fazem parte da estrutura dos imóveis ou tem utilidade, são eles:

– Caixas d’água: deverão estar tampadas adequadamente para não permitir o acesso do mosquito;

– Calhas: é importante verificar se estão limpas e permitindo o escoamento adequado da água para não se tornar um criadouro;

– Ralos e canaletas: deverão estar limpos e nivelados para permitir um escoamento adequado da água;

– Piscinas fixas e desmontáveis: devem receber manutenção adequada utilizando os produtos químicos apropriados;

– Pratos de plantas: para que não se tornem criadouros de mosquitos, deverão ser furados, emborcados ou retirados;

– Latas, potes e brinquedos: estes objetos deverão estar armazenados adequadamente para não acumular água da chuva;

– Garrafas retornáveis: deverão ser acondicionadas em local coberto ou emborcadas;

– Bebedouros de animais: semanalmente deverão ser lavados com bucha.

A Operação Cata-Treco é uma ação que envolve servidores e equipamentos da Secretaria de Infraestrutura, Zeladoria Municipal, Vigilância Ambiental em Saúde, e tem o apoio dos atiradores do Tiro de Guerra.