Jardim Botânico do IB/Unesp é oficializado como ponto de observação de aves

Cidade
Jardim Botânico do IB/Unesp é oficializado como ponto de observação de aves 30 abril 2022

No local foi instalada uma placa contendo as 25 espécies de aves mais prevalentes no JB

No último dia 28 de abril, Dia Nacional do Observador de Aves, a secretária Adjunta de Turismo, Roberta Sogayar, esteve no Jardim Botânico do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu (JB) para fazer a instalação de uma placa contendo as 25 espécies de aves mais prevalentes no JB.

O momento foi acompanhado pela Prof.ª Silvia Mitiko Nishida e pelo Prof. Felipe Amorim, chefe do Departamento de Bioestatística, Biologia Vegetal, Parasitologia e Zoologia. O Jardim Botânico torna-se agora, oficialmente, um hotspot (reserva de biodiversidade) para observação de aves em Botucatu.

O anúncio havia sido feito em dezembro de 2021, quando a secretária de Turismo adiantou a notícia como parte das ações de um programa mais amplo chamado “Botucatu, cidade observadora de aves”. A indicação do JB para integrar os pontos de observação partiu da fotógrafa de natureza e de aves, Kacau Oliveira, que visitou o JB em setembro do ano passado.

No dia 24 de abril de 2022, ocorreu a “II Vem Passarinhar Botucatu” no JB com a participação de 17 pessoas, entre observadores experientes e os que vieram conhecer a atividade e o local. Na ocasião, foram registradas 71 espécies de aves entre o período das 6h30 às 10h30.

Este evento é uma atividade resultante da parceria do Projeto de Extensão Universitária “Passarinhando, Educação Ambiental e Bem-estar” com a Secretaria de Turismo. Os guias desta “passarinhada” foram o bolsista da PROEC Eduardo Rossi (guia de aves) e a guia de turismo Renata Corvino.

Desde 2012, já foram registradas 179 espécies pelo Laboratório de Etologia, sob a responsabilidade da Prof.ª Silvia Mitiko Nishida, que coordena o projeto Passarinhando. Os dados sobre a comunidade de aves do JB farão parte do Trabalho de Conclusão de Curso do acadêmico Bruno Oliani, que será apresentado no final de 2022.

O III Vem Passarinhar Botucatu acontecerá nos arredores da Estância Jacutinga no dia 29 de maio. 

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST DESK
Oferecimento