Instituto Embraer lança livro e promove mesa-redonda sobre ensino integral

O Instituto Embraer promoverá no próximo dia 23, segunda-feira, a mesa-redonda “Escola Integral: oportunidades e desafios”, com o objetivo de debater a recente reforma do ensino médio e as novas diretrizes implementadas pelo Governo Federal. Na ocasião, também será lançado e distribuído o livro “Voando alto pela Educação”, desenvolvido pela instituição e que visa a compartilhar o modelo pedagógico de ensino integral aplicado pelos Colégios Embraer desde 2002.

A reforma tem como propósito deixar o ensino médio mais atrativo, combatendo problemas estruturais – como o da evasão escolar, por exemplo – e conferindo ao estudante maior autonomia na escolha das disciplinas cursadas. Algumas modificações acontecem já no ano de 2018 e as escolas têm o desafio de aumentar a carga horária de 800 horas/ano para 1.000 horas em até cinco anos. Neste sentido, questões de infraestrutura e recursos se colocam como desafios para as instituições educacionais.

Para debater e compartilhar boas práticas, a mesa-redonda contará com a presença de atores sociais diversos, incluindo organizações da sociedade civil, poder público e setor privado. Na sequência, o Instituto Embraer promoverá o lançamento do livro “Voando alto pela educação”, organizado pelo jornalista Rosenildo Ferreira – que também será mediador das discussões.

“Adotamos um modelo de escola integral há 17 anos e ao longo deste processo, consolidamos esse programa que tem apresentado resultados crescentes e colecionado histórias inspiradoras que refletem a importância da educação. Vemos uma oportunidade de contribuir para o debate da escola integral, compartilhando inovação em processos pedagógicos e outras ações que podem ser replicadas”, afirma Mariana Luz, diretora-superintendente do Instituto Embraer.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas no site do Instituto Embraer. A ação – voltada para educadores, dirigentes educacionais, gestores públicos, organizações da sociedade civil e setor privado – conta com o apoio da Kroton Educacional.

 

Informações sobre o evento

Inscrições até 22 de abril em:  http://institutoembraer.org.br/mesa-redonda-educacao-bot/

Data: 23 de abril de 2018

Horário: 14h00

Local: Colégio Embraer Casimiro Montenegro Filho

Av. Alcides Cagliari, 2160 – Parque Marajoara, Botucatu – SP

 

Participantes da mesa:

Claudia Prioste, Universidade Estadual Paulista (UNESP) Araraquara

Dieter Paiva, Kroton

Mariana Luz, Instituto Embraer

Valdir Gonzalez Paixão Junior, Secretaria Municipal de Educação de Botucatu

Mediação: Rosenildo Ferreira, Escritor e Jornalista

Sobre o Instituto Embraer

O Instituto Embraer de Educação e Pesquisa foi criado em 2001, com o objetivo de investir o capital social privado da Embraer em programas voltados para educação. As iniciativas têm como base três frentes de atuação: educação, engajamento com a sociedade e preservação da memória. Os programas são conduzidos de forma alinhada ao poder público, parceiros locais e empregados voluntários engajados. Há ainda crescente participação das comunidades locais na definição de prioridades estratégicas, por meio de consultas públicas e pesquisas de opinião.