Igreja Católica de Botucatu anuncia flexibilização de visitação nas paróquias e capelas

Foto Acontece Botucatu – arquivo

A Igreja Católica de Botucatu anunciou nesta segunda-feira, 08, que irá flexibilizar a visitação aos templos religiosos da cidade.

Na manhã do último sábado, dia 06 , o Conselho Arquidiocesano de Presbíteros se reuniu com o Arcebispo Metropolitano, Dom Mauricio Grotto de Camargo. A reunião contou com a presença do Dr. Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza, médico infectologista do HCFMB e membro do Centro de Contingência do COVID- 19 no estado de São Paulo.

“Após acolher os pareceres dos Coordenadores Regionais e do Dr. Carlos Fortaleza, consideramos que ainda não é prudente autorizar o retorno das celebrações com a presença dos fiéis”, diz comunicado oficial da Arquidiocese de Botucatu.

Porém, será flexibilizada visitação. Confira as novas regras: 

  1. A abertura de Igrejas e Católicas no território da Arquidiocese de Botucatu, a partir do dia 15 de junho de 2020, somente para oração pessoal, sempre, porém, guardando o distanciamento de dois metros entre as pessoas e o uso obrigatório de máscara por parte de cada fiel;
  2. Permanece, pois, proibida qualquer forma de aglomeração de fiéis, sobretudo dentro do recinto sagrado;
  3. Cada Paróquia deve providenciar:
    • Álcool em gel nas entradas;
    • Oferta gratuita de máscara facial aos que aparecerem desprotegidos;
    • Sinalização do local a ser ocupado;
    • Higienização e limpeza do ambiente ao menos duas vezes ao dia;
    • Manutenção de janelas e portas abertas para facilitar a ventilação;
    • Equipe de voluntários para monitorar e orientar.
  4. Cabe a cada Pároco ou Administrador Paroquial decidir o horário de abertura e fechamento dos Templos, levando em consideração a sua realidade.