HCFMB encerra as comemorações de seu jubileu de ouro

 

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) comemorou 50 anos de história na última semana. Para celebrar a data histórica, foram realizadas diversas ações comemorativas, organizadas pela Superintendência, pelo Núcleo de Relações Externas e pelo Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing do HCFMB.

O superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi iniciou as comemorações no dia, 1 de julho, abrindo a exposição de fotos “Hospital das Clínicas – Há 50 anos fazendo história”, no Shopping Botucatu. No local, estão expostas fotos em ordem cronológica, que mostram desde a construção do Hospital até o seu desenvolvimento ao longo dos anos. A exposição fica no Shopping até o dia 23 de julho. De 24 a 31 de julho, as fotos estarão disponíveis para visitação no Terminal Rodoviário de Botucatu.

No domingo, 2, O HCFMB apoiou a 12ª Corrida Villas Paraíso Criativa FM. Durante o evento, o Hospital disponibilizou aos participantes serviços de saúde, como uma equipe de fisioterapeutas e  orientações no combate ao tabagismo.

As comemorações continuaram durante a semana com o ato ecumênico em homenagem a história dos 50 anos e o lançamento do vídeo institucional, que emocionou os presentes com imagens que mostravam a grandiosidade e abrangência da instituição. Em um ato simbólico, uma muda da árvore Resedá foi plantada próxima ao busto do Dr. Montenegro; e em seguida, a comunidade formou no campo de futebol do campus a sigla HC. A ação foi filmada por um drone, que mostrou do alto a formação da sigla com muita alegria pelas pessoas presentes.

No dia seguinte, médicos, docentes, colaboradores e a comunidade em geral relembraram as histórias iniciais do Hospital em uma mesa redonda. Realizada no Salão Nobre da FMB, a conversa, riquíssima em cultura e dados históricos, analisou o desenvolvimento do HC ao longo desses 50 anos.

Para marcar a data, mais dois importantes eventos foram realizados na semana. Na sala de reuniões da Superintendência, foi inaugurada a Galeria de Superintendes, com fotos e períodos de atuação de cada superintendente do Hospital desde 1968. Na sequência, colaboradores e convidados presenciaram o fechamento da cápsula do tempo, com objetos, fotos e cartas escritas por toda a comunidade. A cápsula foi fixada na parede só será reaberta em 2067, para que as futuras gerações conheçam a rica história do Hospital.

No dia 7, data oficial do aniversário do HC, uma solenidade a altura foi realizada no Salão Nobre da FMB. Com a presença do superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi; do reitor da Unesp, Dr. Sandro Roberto Valentini; do diretor da FMB, Dr. Pasqual Barretti; do prefeito de Botucatu, Mário Pardini; do presidente da Famesp, Prof. Dr. Antonio Rugolo Junior; dos deputados estaduais Fernando Cury e Fernando Capez; além de funcionários do hospital e demais convidados, o evento contou com a apresentação da bandeira e do vídeo institucional do HC, apresentação musical realizada pelo Prof. Francisco Habermann e o descerramento de uma placa em comemoração ao Jubileu de Ouro.

Durante a sessão solene, lindos momentos fecharam com chave de ouro as comemorações pelos 50 anos do Hospital, como o encontro do primeiro paciente do HC, Sr. João Pesavento, com o médico que o atendeu, o Prof. Emérito Augusto César Montelli. “Quis o destino que você fosse o primeiro paciente a ser atendido nesse Hospital, e que eu fosse o primeiro médico a realizar um atendimento. Como vocês podem ver, há 50 anos, o primeiro diagnóstico foi correto”, contou Dr. Montelli.

Pesavento agradeceu a oportunidade. “Tive a satisfação de ser o primeiro paciente dessa instituição, e estou muito feliz por estar aqui e poder contar essa história a vocês”, disse.

A chefe do Depto. de Ginecologia e Obstetrícia da FMB, Dra. Heloísa Maria de Luca Vespoli entregou uma homenagem ao primeiro nascido na Maternidade do HCFMB, Sr. Laurival  Monteiro Pimenta. O nome de Laurival foi dado em homenagem ao médico Dr. Laurival Antônio de Luca, pai de Heloísa. “O homem responsável pelo seu nome tinha paixão por esse lugar. É um prazer conhecê-lo em uma cerimônia tão importante”, afirmou Vespoli.

Laurival mostrou o jornal que noticiou seu nascimento na cidade e agradeceu pelo momento. “Obrigado por essa homenagem, só tenho a agradecer pelo trabalho de vocês, e por poder participar dessa cerimônia”, comentou, sorrindo.

Os participantes da mesa discursaram ao final da cerimônia, parabenizando o HC e enaltecendo a importância do Hospital para toda a região. Dr. André Balbi finalizou a sessão dizendo que foi uma honra poder conduzir comemorações dos 50 anos do HC. “Esses dias que vivemos foram de intensa emoção, reforçando o sentimento de união que nos cerca, e nos envolve. Esses dias nos provaram que o HC é uma instituição viva, que se renova a cada dia e está pronta para encarar seu futuro de braços abertos. Sinceramente, me sinto realizado e fortalecido por esses dias. Peço a todos que amam esse Hospital, que façamos juntos um HC cada vez mais forte, mais eficiente e mais humanizado. Muito obrigado”, encerrou, emocionado.

Vivian Abilio – Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing do HCFMB