Exclusivo: Frota de veículos em Botucatu cresceu 156% nos últimos 20 anos

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Exclusivo: Frota de veículos em Botucatu cresceu 156% nos últimos 20 anos 01 março 2018

Trânsito em Botucatu

Botucatu tem mais de 97 mil veículos para 140 mil habitantes (Arquivo Acontece Botucatu)

Que Botucatu tem um trânsito complicado, todo mundo sabe. A cada dia que passa surgem mais reclamações pelos mais diversos motivos, como falta de educação, vias apertadas e não muito bem conservadas, entre outros. Mas talvez um fator seja determinante para essa sensação de piora durante os anos, o aumento da frota.

Em uma matéria exclusiva, o Acontece Botucatu fez uma consulta ao DETRAN-SP sobre as estatísticas de nossa cidade em todas as categorias de veículos e os números chegam a espantar, se levarmos em conta que a cidade pouco evoluiu em sua estrutura viária. Nos últimos 20 anos a frota de veículos subiu 156%. (Ver estatística completa mais abaixo).

Aumento de 156% da frota nos últimos 20 anos (Foto M&M Imagens e Acontece Botucatu)

Hoje nossa frota, contando todas as categorias, é de aproximadamente 97.400 veículos. Os dados foram contabilizados até 31 de dezembro de 2017. Em 1997, por exemplo, tínhamos pouco mais de 38 mil veículos no mesmo período.

É válido destacar que a frota de veículos muda constantemente, pois, da mesma forma que veículos zero km ou vindo de outras localidades são incorporados, alguns são transferidos do município/Estado de São Paulo para outras localidades.

A frota quase triplicou em 20 anos, mas a estrutura viária de Botucatu pouco mudou nesse período. As obras mais expressivas nesse período foram a duplicação das Rodovias Domingos Sartori e Antônio Butgnoli, que ligam Botucatu à Rubião Junior.

Considerado ponto nevrálgico do trânsito em Botucatu, a ligação área central e região norte teve apenas o alargamento do viaduto na Major Matheus como alternativa. Essa área concentra bairros populosos como a Vila dos Lavradores. O viaduto que vai ligar os bairros Jardim Cristina e Jardim Paraíso é uma esperança para desafogar o fluxo dessa região.

Outro ponto crítico é a Avenida Dante Delmanto. Em horários de pico recebe o fluxo da Antônio Butignoli na volta da Unesp e Marechal Rondon. O comércio ali cresceu, o número de alunos, funcionários e pacientes da Unesp aumentou e a via pouco apresentou de alternativas nas últimas duas décadas.

Dante Delmanto sofre com aumento da frota e pouca estrutura

Esses são apenas alguns exemplos de uma cidade que pouco foi estimulada para se expandir nos últimos anos. Apenas entre 2012 e 2014 houve demanda para a extensa área que margeia a Rodovia João Hipólito Martins, com as construções do Fórum e Shopping Botucatu respectivamente.

Mas o Poder Público vem agindo para minimizar os impactos no trânsito. Diversas ações estão sendo feitas entre Prefeitura, Guarda Municipal, Bombeiros, SAMU, Polícia Militar entre outros parceiros. Mudanças técnicas e pontuais também foram executadas.

” Tivemos muitas mudanças, e entre as principais destacamos reajuste dos tempos semafóricos e implantação de novos cruzamentos (2 na vital e 1 dom Lúcio – isso em 2016), redução dos limites de velocidade, atendendo a recomendação da Organização Mundial da Saúde de manter limite de até 50 km/h em aérea urbana, além de mudanças pontuais, como por exemplo, ali perto do Bento Natel que invertemos o sentido de parada. Além disso várias outras ações estão sendo feitas”, destaca ao Acontece Botucatu Rodrigo Fumis, Secretário Adjunto de Mobilidade Urbana em Botucatu.

Confira estatísticas do Acontece/Detran da frota de Botucatu nos últimos 20 anos 

LEGENDAS:
LEVE 1 – Ciclomotor, motoneta, motociclo, triciclo e quadriciclo
LEVE 2 – Micro-ônibus, camioneta, caminhonete, utilitário
REBOQUE – Reboque e semirreboque
OUTROS – caminhão-trator, trator de rodas, trator de esteiras, trator misto, chassi/plataforma, sidecar, motor-casa

Aumento no número de acidentes e ações para diminuição na violência do trânsito

Número de mortes foi reduzido drasticamente em 2017

Com o aumento da frota, uma séria consequência foi o número de acidentes nos últimos anos. Para se ter uma idéia, entre janeiro e junho de 2016, o crescimento de mortes no trânsito estava 100% acima do mesmo período de 2015. Era preciso agir rapidamente diante de um cenário trágico de 34 mortes naquele ano.

Entre as medidas, houve a redução da velocidade de 60 km/h para 40 km/h nas principais avenidas. Também foi adquirido na época aparelhos de fiscalização eletrônica móvel (não são usados desde de dezembro) e realizadas campanhas educativas.

“Foram executadas uma série de ações de início pro resultado ser efetivo. Sendo a primeira a redução do limite de velocidade das avenidas e vias principais, atendendo a uma medida da Organização Mundial de Saúde, e depois ampliamos a fiscalização eletrônica nesses locais (no primeiro mês redução de 32% no número de acidentes) e o reforço nas campanhas educativas na qual atendemos 13.000 alunos no Centro Vivencial de Trânsito em 2017 na nossa sede e que nesse ano terá suas ações ampliadas aos jovens, além das campanhas pontuais como o Maio Amarelo e a Semana Nacional de Trânsito”, explicou Rodrigo Fumis.

Em 2017 Botucatu ganhou um Centro Vivencial do Trânsito, por onde já passaram mais de 10 mil crianças no primeiro ano de atuação. Em todo o ano de 2017, Botucatu registrou 13 óbitos, uma queda superior a 70%. No primeiro bimestre de 2018, uma vítima fatal foi registrada no trânsito de Botucatu.

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