Caio Induscar e Viação Campo Belo doam ônibus biarticulado para Botucatu

O evento oficial de entrega das chaves ocorreu no sábado, dia 14, no desfile comemorativo aos 163 anos da cidade. O veículo foi totalmente reformado e adaptado para oferecer atividades educacionais a crianças do Ensino Fundamental da cidade, para o Projeto Escola em Movimento, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação.

Foto Reprodução Facebook/Mario Pardini

O ônibus, modelo Topbus biarticulado, tem 27 metros de comprimento, um dos maiores já fabricados pela Caio. São muitas as novidades que tornam esse gigante sobre rodas, uma ferramenta ímpar de incentivo à educação. Cada módulo do ônibus será voltado a atividades específicas.

O primeiro será destinado a contação de histórias. Já o segundo, incentivará o aprendizado do tema abordado na leitura, por meio de atividades artísticas como desenhos e pintura. Por fim, o terceiro módulo abrigará um cinema, com todos os equipamentos audiovisuais doados pela Caio, que irá fixar o tema abordado, com a apresentação de filme ou desenho.

“O projeto Escola em Movimento consiste em levar o ônibus itinerante às escolas definidas pela Secretaria da Educação. A cada período serão abordados diferentes temas, como valorização da vida, preservação do meio ambiente, prevenção de doenças. A atividade extraclasse será feita de forma lúdica, divertida, incentivando o aprendizado”, esclarece Silvania Giandoni, Chefe da Assistência Social e Benefícios da Caio.

Foto Reprodução Facebook/Mario Pardini

Para atender ao projeto, o biarticulado foi completamente reformado pela Caio.“Externamente, foi feita a funilaria, a pintura e aplicados adesivos temáticos na carroceria, todos desenhados por nossos profissionais. A estrutura interna foi adaptada às atividades que serão realizadas e às necessidades das crianças e educadores. Os mobiliários internos como mesas, armários, estante para livros, pufes e sofás, também foram produzidos pela empresa”, detalha Roberto Barduco, Gerente de Design da Caio.

Totalmente acessível a pessoas portadoras de deficiência, o biarticulado também possui elevador e corredores projetados para a circulação de cadeirantes.