Botucatu reduz mortes no trânsito em 95% no primeiro quadrimestre de 2017

Cidade
Botucatu reduz mortes no trânsito em 95% no primeiro quadrimestre de 2017 25 maio 2017

 

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, promoveu nesta quinta-feira, dia 25, o Encontro Regional de Trânsito alusivo ao Maio Amarelo. Durante o evento, realizado no Salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), no campus de Rubião Júnior, foi anunciada a redução em 95% o numero de mortes no transito no município nos quatro primeiros meses de 2017, em comparação com o mesmo período do ano passado.

“Passamos de 19 mortes entre janeiro e abril de 2016, para 1 no mesmo período em 2017. Além disso, graças às campanhas de conscientização para uma direção mais responsável por parte dos condutores, ao trabalho de sinalização e diminuição da velocidade máxima em ruas e avenidas da cidade, realizados pela Semutran, diminuímos em 20% o número de acidentes sem vítimas e em 34% o de acidentes com vítimas. O primeiro passo foi dado, e vamos continuar trabalhando para que esse número seja cada vez menor”, disse o prefeito Mário Pardini em sua página oficial no Facebook.

O evento contou com a presença de diversas autoridades com a proposta de debater sobre mobilidade urbana e a redução no número de acidentes de trânsito. Entre eles, o diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Dr. Dirceu Rodrigues Alves Jr., que falou sobre velocidade e energia do movimento.

Sobre o Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Trata-se de uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar a segurança viária como tema principal e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos.

Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “Maio Amarelo” estimula a promoção de atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

O tema deste ano do Maio Amarelo é “Minha escolha faz a diferença”. Dados dão conta de que 90% dos acidentes de trânsito têm como causa o fator humano: imperícia, imprudência, desatenção e desrespeito às regras. Ou seja, a iniciativa enfatiza que com a mudança de comportamento é possível reverter o quadro de mortes em vias e rodovias brasileiras, que em 2014 chegou a mais de 43 mil.

Além da dor da perda, da contração de invalidez permanente, entre outros prejuízos, ao acidentes de trânsito no Brasil geram custo da ordem de R$ 56 bilhões ao Estado, recursos que poderiam ser aplicados em benefícios sociais com, por exemplo, a construção de escolas, de hospitais, entre outros.

Botucatu participa das ações alusivas ao Maio Amarelo desde 2015. Vale lembrar ainda que desde 2011 Botucatu é signatária do pacto pela Década Mundial de Segurança Viária, cuja proposta é reduzir em 50 % o número de vítimas fatais no trânsito até 2020. Ações do Maio Amarelo são desenvolvidas em todos os estados brasileiros e em outros 26 países nos cinco continentes.

Mais informações sobre este movimento no site maioamarelo.com.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento