Workshop internacional gratuito na Unesp de Botucatu abordará doenças infecciosas

Saúde
Workshop internacional gratuito na Unesp de  Botucatu abordará doenças infecciosas 01 fevereiro 2024

Evento discutirá diferentes doenças infectocontagiosas em uma ampla abordagem

A comunidade universitária em geral está convidada a participar do workshop internacional gratuito ”Transdisciplinary approaches to Infectious Diseases” (Abordagens transdisciplinares das Doenças Infecciosas’), que será realizado nos dias 20 e 21 de fevereiro, das 8h30 às 17 horas, na sala da congregação da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP), em Rubião Júnior.

O objetivo do evento é reunir profissionais da saúde que se interessam pela área da infectologia para uma ampla discussão sobre suas diversas vertentes, incluindo tópicos práticos/clínicos como diagnóstico, conduta, tratamento e prevenção, aspectos epidemiológicos e laboratoriais e, também, abordagens imunológicas, fisiológicas e genéticas envolvidas na patogênese destas doenças.

Entre os temas que serão colocados em discussão, destacam-se: HIV, ISTs, Covid-19, PBMICOSE  e outros fungos, arboviroses, doenças bacterianas, doenças parasitárias, zoonoses, vacinas e abordagem One Health. A programação prevê duas mesas redondas, oito palestras e quatro atividades interativas (casos clínicos e laboratoriais), com a participação de palestrantes brasileiros e estrangeiros, que abrem a perspectiva de novas colaborações.

O conjunto de atividades, além de configurar um workshop, também será oferecido como disciplina de tópicos especiais a alguns programas de pós-graduação: Doenças Tropicais, Cirurgia e Medicina Translacional, Pesquisa Clínica, Enfermagem, Fisiopatologia em Clínica Médica, Patologia e Pesquisa e Desenvolvimento (Biotecnologia Médica).

“O enfrentamento e a contenção de doenças infecciosas é um grande desafio global. Embora a luta contra a recente pandemia tenha possibilitado um progresso sem precedentes em muitas áreas, o foco na Covid-19 também levou simultaneamente à redução das medidas de controle do HIV/AIDS, da tuberculose e da malária, levando a um aumento significativo de casos e mortes”, afirma a pesquisadora Karen Ingrid Tasca, docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Doenças Tropicais (FMB/UNESP) e uma das coordenadoras do workshop.

“Tendo isto em mente, é notória a necessidade de adoção de abordagens multissetoriais e multidimensionais que permitam o gerenciamento de doenças infecciosas emergentes e reemergentes. As estratégias futuras, inclusive prevendo novas pandemias e epidemias, precisam incorporar programas de controle integrado mais amplos, respostas rápidas e novas tecnologias, como por exemplo, a Inteligência Artificial, a fim de reduzir o impacto destas doenças nos sistemas de saúde”, completa.

Os interessados poderão fazer suas inscrições acessando o link http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/index.asp?configurar=true&codEvento=14916

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SABORES DE VERÃO
Oferecimento