Botucatu reduz em 76% as mortes no trânsito, segundo o Infosiga

Cidade
Botucatu reduz em 76% as mortes no trânsito, segundo o Infosiga 22 setembro 2017

 

Na Semana Nacional do Trânsito, Botucatu mostra um dado muito importante: a redução em 76% do número de mortes no trânsito. O dado é do INFOSIGA-SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo) e compara o período de janeiro a agosto de 2017, aos mesmos meses de 2016. Neste ano, nos primeiros 8 meses foram 7 óbitos, contra 30 em 2016.

Os acidentes com vítimas fatais foram reduzidos drasticamente. Em cinco dos oito meses de 2017 analisados, não houve mortes registradas em ocorrências automobilísticas em Botucatu.

Os resultados positivos são consequências das ações adotadas pelo Poder Público, em especial pela Secretaria de Mobilidade Urbana, a partir da adesão ao Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, em fevereiro deste ano. O Movimento é um programa do Governo Estadual que tem como objetivo reduzir pela metade o número de óbitos no trânsito até 2020.

“Diante daquele cenário de caos vivido no último ano, iniciamos uma série de atividades para reduzir e reverter essa situação. Participamos de diversas reuniões na CET (Companhia de Engenharia de Trafego) em São Paulo, nas quais conseguimos informações valiosas. Foi então que iniciamos a redução da velocidade das principais vias e depois retornamos com a fiscalização eletrônica”, cita Rodrigo Fumis, Secretário Adjunto de Mobilidade Urbana.

A Semutran ainda reforçou a sinalização de solo e trocou as placas de trânsito no Centro da cidade, visando reduzir os acidentes em cruzamentos. Também foram intensificadas as ações educativas no Centro Vivencial de Trânsito, que em um ano de atuação recebeu cerca de 10 mil crianças da Rede Municipal de Ensino e outras instituições para orientação de trânsito.

Semana Nacional do Trânsito

Entre os dias 18 e 22 de setembro, foi realizada a Semana Nacional do Trânsito em todo país. Em Botucatu a Secretaria de Mobilidade Urbana desenvolveu diversos bloqueios educativos para conscientizar motoristas e pedestres sobre o uso do celular enquanto se dirige ou como pedestre. O tema foi escolhido pelo Movimento Paulista como forma de orientar a população, já que o celular aumenta em 400% o risco de acidentes, segundo uma pesquisa do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

Os bloqueios foram realizados próximos às escolas e nas principais ruas e avenidas da Cidade. A equipe da Semutran distribuiu panfletos e orientou motoristas e pedestres para um trânsito mais seguro.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST DESK
Oferecimento