Botucatu está monitorando ônibus em tempo real

Cidade
Botucatu está monitorando ônibus em tempo real 21 setembro 2014

Botucatu tem mais de 130 mil habitantes. Cerca de 27 mil pessoas utilizam o transporte coletivo municipal em dias de semana, e outros 15 mil e 5 mil aos sábados e domingos, respectivamente. Cada um do total de 60 ônibus operacionalizados, em divisão pela São Dimas e Stadtbus (empresas que detêm o consórcio do transporte coletivo), chega a percorrer em média 450 km por dia no Município, que já conta com uma frota total de 87 mil veículos (carros, motos e caminhões).

Com este foco a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semutran) montou um Centro de Controle de Operações (CCO) na abertura da Semana Nacional de Trânsito 2014. O sistema garante um salto de qualidade no monitoramento e gestão da frota de ônibus que circula pela Cidade.

Ele permite acompanhar o atendimento da oferta da frota programada e a pontualidade dos ônibus por linhas, acionando com rapidez a empresa responsável para solucionar possíveis atrasos ou emergências. Os sensores dos veículos como rotação do motor, câmbio engatado, portas abertas, controle da velocidade máxima também podem ser monitorados para a segurança do veículo e consumo econômico do combustível. Tudo isso através de dispositivos GPS’s instalados nos veículos que se comunicam em tempo real com a central montada na Semutran.

Os dados fornecidos ainda estão sendo compilados para que ainda neste ano o próprio passageiro tenha acesso à previsão do horário de passagem de um ônibus, em um determinado ponto e linha, por meio de um smartphone ou computador conectado à internet. Por enquanto as informações já têm ajudado a fiscalizar, diagnosticar problemas e promover soluções ao transporte coletivo.

“Botucatu, pelo tamanho, é uma cidade pioneira. Normalmente o monitoramento do transporte público é realidade de algumas capitais, mas não em cidades menores. Então está de parabéns a Semutran pelo desafio de cuidar do transporte público. Outro aspecto importante é que essa união das empresas privadas e poder público poderá também contar com a união da fiscalização do próprio usuário. A cada 30 segundos o sistema fica atualizando. Então ele (passageiro) pode adiar a chegada ao ponto se tiver uma situação de chuva ou muito sol e também criticar se aquele horário está muito diferente da tabela prevista”, diz Eliomar Bertollo, gerente de projetos da Transdata Smart, empresa prestadora do serviço.

 

Parquímetro

A Semutran ainda instalou câmeras para monitoramento na Avenida Floriano Peixoto, principal trecho de ligação Centro/Norte e que chega a registrar a passagem de 25 mil veículos por dia. Em outro monitor também é possível conferir com precisão as fiscalizações do parquímetro, sistema para estacionamento rotativo de veículos em operação desde 2012 no Município.

Todos esses investimentos em tecnologia que compõe a central de monitoramento [pouco mais de R$ 100 mil/ano] são possíveis de serem realizados a partir das outorgas pagas pelas empresas que prestam serviço ao trânsito de Botucatu. As que operam o transporte público, por exemplo, repassam ao Fundo de Apoio ao Transporte Coletivo 4,87% (São Dimas) e 7,11% (Stadtbus) do seu faturamento mensal. Já do sistema de estacionamento rotativo a Semutran obtém 11,40% sobre o faturamento da empresa que opera o serviço (Autoparque do Brasil).

“Hoje a gente tem 100% da frota fiscalizada e em tempo real. A gente consegue relatórios de dias anteriores, importante pra gente fazer a cobrança das empresas de ônibus. Linhas como a da Cohab/Jardim Paraíso, que faziam meia hora para ir e meia hora para voltar, hoje já têm outra realidade. Com esse sistema já proporcionou a colocação de mais carros nas linhas pra que a gente consiga manter a mesma frequência, viagem por viagem”, explica. 

“Já as câmeras são importantes pra adequação do sistema semafórico. A gente já consegue fazer contagens, ver os períodos com maior volume de veículo e o controle também do estacionamento na Cidade. Acho que a tecnologia veio para nos ajudar. Não se faz trânsito em nenhuma cidade do Brasil se a gente não dispuser de tecnologias inteligentes, que proporcionam a gente errar menos”, completa.

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