Botucatu continua com previsão de geada para esta semana

Cidade
Botucatu continua com previsão de geada para esta semana 15 maio 2022

O inverno começa apenas em 21 de junho, mas poderemos ter uma amostra do que vem por aí, pelo menos na temperatura. Segundo previsão do Climatempo, essa semana pode ser bem gelada em Botucatu.

Há uma estimativa de baixas temperaturas entre os dias 18 (quarta-feira) e 19 (quinta-feira). Caso a previsão se confirme, o município sofrerá até com geadas ao amanhecer, fenômeno altamente prejudicial para a agricultura da região, por exemplo.

O Climatempo cita que na quarta-feira da próxima semana a temperatura pode chegar a 2 graus apenas. Já na quinta a mínima poderá ser de 4 graus, ambos os dias com geada.

A meteorologia prevê que a temperatura poderá cair em Botucatu de forma gradativa já no domingo, quando a máxima deverá ser de 20 graus. Veja abaixo gráfico para a próxima semana.

Como será a geada e cuidados com a vegetação

A geada poderá ser de irradiação, a típica branca. Sabendo da geada com antecedência, a recomendação é se fazer a limpeza do terreno: eliminar vegetação rasteira que possa barrar o ar frio.

Nessa geada o ar frio corre para baixo feito a água e a capina. A eliminação da vegetação rasteira pode diminuir o tempo de exposição da planta a baixíssimas temperaturas, escoando-se o ar frio para partes mais baixas mais rapidamente.

O solo exposto (nú) acumula calor de dia, diminuindo a severidade do evento à noite (solos expostos geralmente não são recomendados por causa da chuva mas nesta época do ano a chuva não é problema).

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST DESK
Oferecimento