Atualização: Multas sobre empresas de ônibus são validadas; Conselheiros pedem desligamento

Cidade
Atualização: Multas sobre empresas de ônibus são validadas; Conselheiros pedem desligamento 14 dezembro 2016

 

Na tarde desta quarta-feira, dia 14, na Casa dos Conselhos, foi realizada uma reunião do Conselho Municipal de Transporte Coletivo para tratar da crise instaurada após a anulação de várias multas sobre as empresas que operam o transporte coletivo em Botucatu. Após notícia divulgada pelo Acontece Botucatu na última segunda-feira, 12, milhares de usuários criticaram fortemente o posicionamento do Conselho ao cancelar as multas.

O fato fez com que o usuário Aílton Rodrigues de Souza viesse a público dizer que deixaria a presidência e que iria rever seu voto na questão das multas anuladas. Além dele, foi decidido no encontro desta tarde que mais 4 conselheiros deixariam suas atividades. São eles: Neusa Aparecida Pereira Martins, Benedita José da Silva, Valdir Pinto e Aílton Rodrigues de Souza (presidente). A usuária Irene Cardoso, única que votou pela aplicação das multas, já havia pedido afastamento nesta terça-feira.

Ficou decidido também que as multas discutidas pelo Conselho agora terão validade. Entre os casos validados, estão alguns incidentes emblemáticos, como a roda caída de um ônibus da Stadtbus, na Rua Major Matheus, na noite do dia 11 de outubro e o veículo que perdeu o freio se chocando contra a escadaria do INSS em 26 de outubro.

Rescisão dos contratos

O prefeito Municipal João Cury confirmou, durante entrevista à Rádio Municipalista nesta quarta-feira, o que foi adiantado pelo Acontece Botucatu na última segunda-feira, de que já existe um grupo trabalhando pelo rompimento dos contratos com as empresas. É inevitável, o contrato será rescindido.

“Não é a melhor saída, tampouco é simples, mas não temos outra opção. Mas nós já notificamos, já autuamos as empresas, para que eles pudessem regularizar a frota e melhorar o serviço. Mas não tivemos por parte das empresas esse retorno, nenhuma resposta. As pessoas colocam no facebook que estão com medo de andar de ônibus. Quando chega nesse ponto, significa que chegamos no limite”, colocou João Cury.

Por se tratar de um processo complexo, a questão da rescisão de contrato deverá ficar nas mãos do futuro prefeito Mário Pardini. A Stadtbus mantém contrato de operação desde 2011. A São Dimas, que recentemente foi comprada pelo grupo Reta Transportes, opera no município desde 2013, quando assumiu as ações da Empresa Auto Ônibus Botucatu no chamado lote azul.

 

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SABORES DE VERÃO
Oferecimento